O Encontro Ãfrica e Diáspora Africana foi criado para dar continuidade ao diálogo intercontinental, ou seja, entre a Ãfrica e sua diáspora, bem como promover uma maior cooperação para o desenvolvimento entre todas as partes envolvidas. Nesta perspectiva, o futuro da Ãfrica e a sua diáspora vincula-se também ao estÃmulo à boa governança, à eliminação das desigualdades e à distribuição de riqueza.
No Brasil, a diáspora africana estabelece uma vantagem competitiva nos esforços para maximizar a capacidade técnica e polÃtica, visando o desenvolvimento do continente. No segmento cultural, o encontro aborda setores da Economia Criativa como pilar no desenvolvimento econômico e erradicação da pobreza na Ãfrica.
Durante o evento, que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, na Bahia, também entrarão em debate algumas formas de expressão coletivas e populares de importância crucial para diversidade das culturas africanas: a cultura tradicional, folclore, conhecimento nativo, artes do espetáculo e potencial para promoção do turismo.
Em suma, o Encontro Ãfrica e a Diáspora Africana tem como principal objetivo detectar os problemas que a Ãfrica está enfrentando para desenvolver uma economia criativa competitiva e transformar o seu potencial em uma ferramenta eficiente, não apenas para preservação e a promoção da sua diversidade cultural e o fortalecimento nas trocas culturais no mundo, mas também para combater a pobreza.
Feafro 2 – Feira Internacional de Negócios e a Diáspora Africana
A Feafro 2 – Feira Internacional de Negócios, que esse ano será realizada em paralelo ao Encontro Ãfrica e Diáspora Africana, tem como objetivo estreitar relações entre o Brasil e os paÃses do continente africano. O evento oferece à s empresas e entidades participantes a oportunidade de negócios com os setores de infraestrutura, indústria, tecnologia, saúde, agronegócios, economia criativa e energia.
Além das rodadas de negócios, que em 2007 movimentaram cerca U$1,3 bilhões de dólares, a feira conta, ainda, com uma exposição de arte “A Contemporaneidade da Arte Africana e a Estética na Diásporaâ€, apresentações musicais – a abertura será com o cantor Martinho da Vila e a Orquestra Sinfônica. Além disso, o evento é composto por diversos estandes e salas interativas e de imprensa.
A Feafro deste ano será promovida pelo Governo Federal por meio da Câmara dos Deputados, Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e em Defesa dos Quilombolas e Relações Exteriores. |