O Movimento Acordar Melhor, liderado pelo Prof. Ernani Pimentel, que propugnava pela simplificação ortográfica, atingiu seu objetivo e deixou de existir quando a Presidência da República, no final de 2012, atendendo ao pedido da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado, tendo à frente Senadores Cyro Miranda, Ana Amélia, Cristovam Buarque, LÃdice da Mata..., adiou o prazo final de implantação do Acordo Ortográfico para 1º de janeiro de 2016.
A mesma Comissão, em 1º de outubro de 2013, criou o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) para simplificar e aperfeiçoar as regras ortográficas, sob a coordenação dos professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, que deverão atrair também dois professores de cada paÃs signatário do acordo. Foi criado então um novo site www.simplificandoaortografia.com, agora internacional, que reúne sugestões simplificadoras da ortografia e as divulga.
Este site incentiva professores e alunos a, neste 1º semestre, discutirem as sugestões ali postadas e enviarem opiniões e pareceres. O Centro de Estudos LinguÃsticos da LÃngua Portuguesa (CELLP), buscará, na recolha das sugestões, opiniões e pareceres, contribuir com a organização de um conjunto que se caracterize por apresentar menor quantidade de regras, maior abrangência de casos e menor quantidade de exceções, para apresentar ao GTT da Comissão de Educação do Senado. Não há que misturar a época do Acordar Melhor, seus esforços e conquistas, com a atual em que o prof. Ernani, assume parte da coordenação do referido GTT, instituÃdo, não para refazer, radicalizar ou revogar o acordo ortográfico, mas, sim, para apresentar propostas de simplificação e aperfeiçoamento, como claramente define no Requerimento que criou o GTT, aprovado por unanimidade na Comissão de Educação do Senado. |