O site Simplificando a Ortografia nasce com a maturidade do Movimento Acordar Melhor, que propõe uma simplificação da nossa ortografia, facilitando o acesso à informação, domínio da língua e libertação da infinidade de regras, dicionários e manuais. Além do caráter integrador das diferentes culturas de língua portuguesa, a simplificação das regras facilita a alfabetização em todos estes países. Portanto, esta discussão possui um caráter político-social de suma importância para o desenvolvimento das nações. O Movimento Acordar Melhor foi criado em 2008 e conseguiu mais de 25 mil assinaturas de apoio no Brasil, agora tem a pretensão de levar o debate para Portugal, e, posteriormente, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O representante do Movimento Acordar Melhor e idealizador do site Simplificando a Ortografia, Professor Ernani Pimentel, se consagrou como um crítico árduo do novo acordo ortográfico firmado em 2009, após o lançamento do seu livro “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, em 2008. Segundo ele, o acordo possui incoerências e defasagens, uma vez que foi concebido em 1975 e elaborado em 1990. “As coisas mudaram muito neste tempo. Hoje o estudante não aceita exceção e outras ilogicidades, no entanto, o acordo apresenta inúmeras regras, com várias exceções”, argumenta Prof. Ernani Pimentel.
Militante e politicamente ativo, Ernani Pimentel conseguiu dar corpo ao Movimento Acordar Melhor, adiando o prazo final do Acordo para 2016, com o apoio da Comissão de Educação do Senado Federal e da Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Foi indicado por aquela Comissão para integrar ao lado do Senador Cristovam Buarque e do Professor Pasquale Cipro Neto um Grupo de Trabalho no Senado Federal, com o objetivo de “simplificar e aperfeiçoar o acordo ortográfico”. |