O Brasil é um paÃs com muito glamour inexplorado quando o assunto é luxo. Com uma população de mais de 170 mil milionários, ocupamos a 11ª posição no ranking mundial de pessoas detentoras de altÃssimos patrimônios lÃquidos, liderando a América Latina nessa categoria.
Não é por menos que as grandes marcas de luxo internacionais estão de olho no nosso mercado consumidor e têm chegado com força ao paÃs. A estimativa é que o mercado de luxo no Brasil cresça 25% nos próximos cinco anos.
Quando o assunto é turismo de luxo, também temos um forte mercado em crescimento. Segundo um relatório da Pangaea Network, somos um dos paÃses favoritos a despontar como destino diferenciado nos próximos anos. Mas será que estamos preparados para isso?
A qualidade da hotelaria e dos serviços turÃsticos por aqui deixa a desejar neste quesito. Segundo o BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), a expectativa é dobrar o número de associados. A dificuldade está em não existirem muitos hotéis com este perfil no Brasil.
A maioria deles está no eixo Rio - São Paulo, a oferta de luxo nas outras regiões é muito escassa. Quem perde com isso é o turista, que deixa de ir a outros lugares belÃssimos por não encontrarem a infraestrutura que desejam. Muitos acabam viajando para outros paÃses ao invés de explorar o Brasil, que é o número um do mundo em riquezas naturais e o 23º em riquezas culturais.
Quando idealizamos Majestic, eleito recentemente o melhor hotel de Natal pelo site Booking.com e o 11º melhor hotel do Brasil segundo a TripAdvisor, optamos por realizar uma pesquisa de mercado para posicionar nosso empreendimento de acordo com a expectativa do público.
A ideia inicial era construir um hotel quatro estrelas à beira mar, mas a pesquisa mudou os rumos do Majestic. Natal tem uma das maiores ofertas hoteleira do paÃs com cerca de 30 mil leitos. A maioria dos empreendimentos tem o mesmo estilo: rústico e praiano. Para ter um diferencial era preciso inovar. Decidimos, então, entrar com força no mercado de luxo.
Trouxemos para o Majestic o estilo clássico encontrado nos melhores empreendimentos do mundo, com sofisticação nos mÃnimos detalhes. Mas nossa maior preocupação é com a qualidade do atendimento. Queremos que o hóspede se sinta atendido em tudo que desejar e da forma que espera.
Optamos por ser exclusivo e para poucos. O resultado não poderia ser melhor: com pouco mais de um ano de funcionamento o hotel teve 95% de ocupação na última temporada. É interessante também perceber que as notas dos hóspedes dadas ao Majestic são superiores ao glamouroso Copacabana Palace.
Isso é o que espera o turista de luxo: exclusividade, diferencial, bom atendimento e sofisticação. Para não ir na contramão dos números, o setor de turismo deve começar a olhar com mais carinho para o turismo de luxo. Só assim ganharemos a concorrência internacional deste segmento com o nosso próprio mercado interno.
Abdon Gosson
Diretor do Hotel Majestic Natal
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