Encontro discutiu rumos do turismo em escala mundial
Foi realizada na tarde desta terça feira (26), no Hotel Tivoli Mofarrej, a coletiva de imprensa da Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA), que realizou seu primeiro encontro na América Latina entre os dias 24 e 26 de março. Tendo a Associação Brasileira de Agencias de Viagens (ABAV) como anfitriã, a cúpula global da rede de agenciamento de viagens discutiu diversos aspectos do turismo nacional com o objetivo de maximizar a participação do setor em escala mundial.
Participaram da reunião os presidentes de todas as entidades que compõem a WTAAA e que, juntas, representam 80% das vendas de passagens aéreas em âmbito mundial. São eles: John Pittman (ASTA – EUA), David McCaig (ACTA – Canadá), Otto de Vries (ASATA – Ãfrica do Sul), Lars Thykier (DRF – Dinamarca), Michel de Blust (ECTAA – União Europeia), Peter Barlow (TAANZ – Nova Zelândia), Jayson Westbury (AFTA – Austrália), Praveen Chugh (TAFI – Ãndia) e Antonio Azevedo (ABAV – Brasil). Compareceram também à coletiva de imprensam Leonel Rossi, vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV, e Luciane Leite, diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris.
Para Antonio Azevedo, presidente da ABAV, ser anfitrião da primeira reunião da WTAAA na América Latina ressalta a importância do Brasil como um dos principais destinos do continente. “Manter relações com as entidades associadas à WTAAA reforça o crescimento do papel brasileiro em âmbito global, além de abrir os olhos do mundo para os atrativos dos destinos brasileirosâ€, afirma.
Manter o Brasil como foco receptivo de turistas mesmo após os grandes eventos esportivos (Copa de 2014 e OlimpÃada de 2016) foi um dos temas abordados. “Nossa intenção é mostrar ao paÃs que não se pode recuperar todo o investimento dessas competições de uma só vez, aumentando as tarifas cobradas dos visitantes. É importante que o turista pague um preço justo e se sinta incentivado a voltar a desfrutar o destino para que o retorno seja alcançado de maneira sustentável com o passar do tempoâ€, disse Lars Thykier, presidente de WTAAA, citando os equÃvocos cometidos em outras edições dos eventos.
Questionado sobre o projeto NDC (New Distribution Capacity), criado pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), Thykier ressaltou que a WTAAA busca relações de mercado equânimes e está atenta no sentido de manter a necessária proteção dos dados individuais dos passageiros e em relação à forma com que eles serão manipulados. “A WTAAA está participando das reuniões e dialogando diretamente com a IATA, estudando alternativas capazes de evitar impactos negativos no mercadoâ€, declarou.
Em relação aos cruzeiros marÃtimos, a entidade de representação global das agências de viagens destacou o fato do segmento registrar Ãndices de crescimento constantes, embora seja um dos mais sensÃveis à variação das taxas e impostos praticados em cada paÃs. “É um mercado fantástico, porém ainda merece atenção em relação à segurança e satisfação do clienteâ€, pontuou Thykier.
A dificuldade para a obtenção de vistos de entrada no Brasil também foi tratada durante o encontro, que tomou o depoimento dos participantes como referência. Azevedo, assim como todos os dirigentes da WTAAA, acredita que este seja o principal empecilho para o aumento do fluxo turÃstico receptivo no paÃs. Na oportunidade, alguns dos participantes relataram as dificuldades que eles mesmos tiveram para conseguirem o visto, tendo em vista taxas exorbitantes, atendimento deficiente e muita demora. “É um absurdo, mas está em trâmite no Congresso um projeto para a criação de um visto eletrônico que, certamente, facilitará este processo. Mas ainda é preciso avançar mais e facilitar a chegada do turista ao Brasil, sendo que a opção de ter o visto liberado no aeroporto de chegada poderia ser uma soluçãoâ€, concluiu o presidente da ABAV.
ABAV assina acordo com Braztoa
No encontro desta terça-feira também foi assinado o acordo de parceria entre a ABAV e a Braztoa, envolvendo a 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas e a 40ª edição do Encontro Comercial Braztoa. “Será a união de forças de duas importantes feiras para o trade turÃstico, potencializando o alcance de clientes e a divulgação de destinos brasileiros. Será um desafio e uma grande honraâ€, declarou Marco Ferraz, presidente da Braztoa. Dos 50 mil metros quadrados da feira, 1.200 metros são destinados aos associados da Braztoa. De acordo com o presidente da ABAV, o evento será um enorme sucesso e confirmará o tÃtulo de melhor e maior evento de turismo das Américas, o qual conta, desde já, com fila de espera para compra de estandes. O evento será realizado de 4 a 8 de setembro, no Centro de Convenções Anhembi, e será aberto ao público no final de semana.
Clique aqui para conferir a galeria de imagens. |