A ABAV – A Feira de Turismo das Américas encerrou a sua 40ª edição em tom de desafios vencidos. Nos três dias de evento, de 24 a 26 de outubro, a capital fluminense foi palco de bons negócios, capacitações, análise de tendências da atividade turÃstica e networking, reunindo 26.039 participantes, recorde histórico de todas as edições anteriores, e 5.019 expositores em 448 estandes. “Prometemos e fizemos a maior e melhor feira já realizada no Rio de Janeiroâ€, garantiu Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Neste ano, o evento também contou com um incremento qualitativo, principalmente no que se diz respeito à s conclusões de acordos comerciais. Segundo Azevedo, nunca em outra feira da ABAV foram fechados tantos negócios. “Passei em todos os estandes e recebi uma avaliação positiva unânime dos expositores. Foi um sucesso além das expectativasâ€, disse.
Negócios
Em 2012, diversas novidades foram implantadas na maior feira de turismo do continente americano, visando o resgate dos valores comerciais do evento. As rodadas de negócios nacionais e internacionais, organizadas pelo Sebrae e Embratur, contribuÃram com a movimentação de negócios. Segundo dados oficiais, foram fechados contratos de cerca de R$ 6 milhões, em reuniões entre empresas (suppliers) e operadores (buyers), “que vão compor novos produtos dos destinos brasileirosâ€, observa Alessandro Macedo, vice-presidente de Marketing e Eventos da ABAV.
Vila do Saber
O Congresso Brasileiro de Agências de Viagens sediou nos três dias mais de 150 palestras sobre diversificados assuntos, tais como distribuição, gestão, megaeventos, receptivos, corporativo, marketing e outros. No total, mais de 5 mil pessoas participaram, assistindo a diversas palestras. “A conscientização da capacitação está cada vez mais presente na vida do profissional de turismo e foi muito satisfatório ver todas as salas de seminários lotadas, com várias delas atingindo overbooking e fazendo filasâ€, comemorou a vice-presidente do ICCABAV, Ana Carolina Medeiros Souza.
ITB Berlim
Parceira estratégica internacional da ABAV, a ITB Berlim, que é a maior feira de turismo do mundo, durante os três dias do evento em 2012, com o apoio da ITB Academy, apresentou inúmeros workshops e palestras sobre questões de CSR, Business Travel, LGBT, MICE e gerenciamento hoteleiro. Além disso, a feira alemã também montou estande no pavilhão 4, onde os visitantes e profissionais puderam se informar sobre a próxima edição da feira. “Queremos ampliar essa aliança com a ITB para o ano que vem. A estreita cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre a ITB Berlim e a ABAV foram de grande proveito para ambos e isso faz parte do nosso posicionamento estratégico no mercadoâ€, afirma Leonel Rossi Jr., vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV.
Espaço Corporativo
A Feira de Turismo das Américas deste ano trouxe também a Ilha Corporativa como novidade, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O espaço permitiu aos profissionais do trade a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos. “Esta iniciativa só tem a acrescentar para o mercado. Trouxemos 534 gestores para que eles conheçam o funcionamento da indústria do turismoâ€, comenta Edmar Bull, vice-presidente Administrativo da ABAV e presidente da Abracorp, que, durante o final do evento, comemorou o sucesso que a novidade alcançou no Rio de Janeiro.
Patrocinadores e apoiadores
Este ano, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas teve patrocÃnio do Sebrae (Vila do Saber e Rodada de Negócios), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo– CNC (Vila do Saber); Equador (Sala de Imprensa); México (canais de comunicação – portal e newsletter), Travelport(compensação de gás carbônico do evento). CopatrocÃnio da Caixa Econômica Federal (Vila do Saber). E apoio do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur (Programa Compradores Convidados), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo – APAVT, Fórum de Agentes de Viagens e Operadores TurÃsticos da América do Sul.
Despedida
A ABAV – A Feira de Turismo das Américas começa agora um novo ciclo. De 2013 a 2015 o evento será realizado em São Paulo, no Centro de Convenções do Anhembi. A decisão foi baseada em um estudo técnico que apontou que o nÃvel de negócios em São Paulo é mais favorável para expositores e visitantes. “O Rio de Janeiro contribuiu muito para o aumento da internacionalização do nosso evento e somos muito gratosâ€, conclui Antonio Azevedo.
ABAV em números
Participantes: 26.039
Estandes: 448
Expositores: 5.019
Ãrea ocupada no Riocentro: 45.000 m²
Ãrea ocupada por estandes: 30.000 m²
Empregos diretos gerados: 1.930
Reuniões na Rodada de Negócios: 500
Empresas na Rodada de Negócios: 150
Operadores na Rodada de Negócios: 38
Operadores internacionais na Rodada de Negócios: 19
Média de geração de negócios imediata na Rodada de Negócios: 6 milhões
Gestores participantes no Espaço Corporativo: 530
Palestras realizadas na Vila do Saber: 150
|