Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Administração

Bem-vindos à ABAV – A Feira de Turismo das Américas

Sob esta gestão, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas segue novos rumos, apresentando uma série de inovações que foram pautadas a partir de uma ampla pesquisa de mercado realizada no ano passado com expositores e visitantes. Assim, buscando atender as necessidades e superar expectativas, estima-se reunir mais de 20 mil profissionais do Brasil e do Exterior no Riocentro, de 24 a 26 de outubro, das 11h às 18h, e proporcionar a todos eles, cada vez mais, oportunidade de negócios, network e visibilidade promocional.

Baseado nisso, ampliou-se em 15% a área total ocupada pelo evento (45 mil m²) ABAV 2012, em relação à edição anterior. Serão mais de 1.350 expositores reunidos em cerca de 450 estandes. Com essas e outras novidades, a expectativa é de comemorar a 40ª edição do maior e mais importante evento do setor nas Américas em grande estilo. Com a realização da ABAV 2012 completa-se a 10ª edição consecutiva do evento no Rio de Janeiro como a melhor edição de todos os tempos. A meta é realizar um evento memorável.

Congresso

O 40º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens foca nos desafios cotidianos enfrentados pelos profissionais do setor e, com isso, chegamos nos três vetores distintos e complementares: “Transformação, inovação, e superação”. Nos três dias do Congresso, além de intensa e diversificada programação, serão ministradas palestras, totalizando mais de 115 palestras ministradas por profissionais que são referências do mercado turístico nacional e internacional, com temas diversificados que abordam distribuição, gestão, eventos, receptivos, corporativo, marketing e outros. É uma rica programação de seminários e uma diversificada oferta de seções de treinamento e capacitação voltadas ao aprimoramento profissional dos agentes de viagens.

Participação internacional

Tendo em vista a realização de megaeventos esportivos no Brasil, este ano também estão presentes alguns dos principais operadores turísticos internacionais dos grandes eventos esportivos, em geral. Esses megaeventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos serão aproveitados para alavancar o setor, pois, historicamente, são eventos que trazem consigo grandes oportunidades para o turismo de lazer e corporativo. Mais importante que os eventos propriamente ditos que serão realizados no Brasil, é o legado que os mesmos podem proporcionar.

Muitos países participarão pela primeira vez da ABAV; para divulgar suas atrações e atrair os turistas brasileiros, cada vez mais exigentes. Já são confirmadas a presença de 52 países, o que representa um recorde em relação ao ano anterior, quando tiveram 45 países expositores. Esse não foi um crescimento apenas quantitativo, mas também qualitativo. O Brasil conquista cada vez mais visibilidade e importância no cenário turístico mundial.

ITB Berlim

Este ano, a ITB Berlim contribuirá com seus conhecimentos no evento com a realização de seminários na ABAV – A Feira de Turismo das Américas. Nos três dias de conferência, a ITB Academy apresentará temas atuais em inúmeros workshops e palestras sobre questões de CSR, Business Travel, LGBT, MICE e gerenciamento hoteleiro. Além disso, a ITB também terá um estande, onde os visitantes e profissionais poderão se informar sobre a maior feira do setor de turismo do mundo. A estreita cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre a ITB Berlim e a ABAV já estão sendo de grande proveito para ambos.

Geração de negócios

Até hoje foi difícil dimensionar com precisão o quanto a Feira de Turismo das Américas contribuiu com a geração de negócios, embora todos saibam que por ser o mais importante e o maior evento do setor, o evento ABAV é palco para a presença indispensável dos principais players do mercado. Existe um jargão no trade que diz “estar fora da ABAV é estar out”. Pela primeira vez, entretanto, optou-se por um modelo de evento que não tem como vetor predominante a promoção institucional.

Reforçando a relevância da rede de distribuição que concentra 85% da movimentação do setor no Brasil, representada pela ABAV, a entidade priorizou proporcionar aos agentes de viagens um cenário de estímulo à sua qualificação profissional, aliada à prospecção e conclusão de novos negócios. Com a metodologia adotada nas Rodadas Nacionais e Internacionais de Negócios será possível, pela primeira vez, dimensionar resultados, ainda que parciais. Nos próximos meses, entre a realização do evento ABAV em 2012 e 2013, a expectativa é de crescimento, não apenas no montante movimentado em reais no setor como um todo. Esperamos e estamos nos empenhando no sentido de crescer também a qualidade dos serviços prestados, os ganhos de competitividade e a rentabilidade das agências de viagens associadas ABAV, reconhecidas e valorizadas cada vez mais pelos consumidores (pessoas físicas e jurídicas) como canal preferencial de compra.

Patrocinadores e apoiadores

Este ano, a ABAV – A Feira de Turismo das Américas tem patrocínio do Sebrae (Vila do Saber e Rodada de Negócios), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC (Vila do Saber); Equador (Sala de Imprensa); México (canais de comunicação – portal e newsletter), Travelport (compensação de gás carbônico do evento). E apoio do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur (Programa Compradores Convidados), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo – APAVT, Fórum de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos da América do Sul.

Serviço:

ABAV – A Feira de Turismo das Américas

Data: 24 a 26 de outubro de 2012

Horário: das 11h às 18h

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Quantidade de pavilhões: 3

Pavilhão 2: Congresso ABAV, Rodada de Negócios, Vila do Saber, Sala para Coletiva de Imprensa e Secretaria do evento

Pavilhão 3: Espaço Corporativo e expositores do Brasil, América Latina e Caribe, empresas aéreas e conventions bureaux

Pavilhão 4: Expositores da Europa, Estados Unidos, África e Ásia, empresas aéreas e das áreas de financiamento e tecnologia

Área total do evento: 45 mil m²

Previsão de estandes: 450

Previsão de expositores: mais de 1.350

Previsão de participantes: mais de 20 mil profissionais do Brasil e do Exterior

Países participantes: 52

Site: www.feiradasamericas.com.br


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br