“Através de uma boa amizade se realiza grandes negócios e através de um grande negócio se conquista uma grande amizade”. Este é o lema principal do Skål, uma associação internacional voltada para profissionais de turismo, com vários comitês nacionais espalhados pelo mundo e sede na Espanha. O objetivo da entidade é promover o relacionamento entre os seus associados, proporcionando, assim, maior possibilidade no incremento de network do mundo quando o quesito é trade turístico.
Sua origem vem de 1934, quando alguns representantes de agências de viagens e companhias transportadoras parisienses visitaram a Escandinávia, mais precisamente a cidade de Malmoe (Suécia). A calorosa atmosfera criada pela hospitalidade nórdica transformou-se em laços de grande amizade entre os membros do grupo e anfitriões.
Ao retorno, os franceses enviavam aos novos amigos escandinavos mensagens de agradecimento usando Skål antes da assinatura. “Skål” é uma expressão sueca que significa saudação de alegria e é usada como cumprimento recíproco. A palavra forma o seguinte acróstico: S undhet (Saúde); K arlek (Amizade); A lder (Longa Vida); L ycka (Felicidade).
No Brasil, assim como em mais 90 países, está localizado um dos comitês nacionais do Skål, que reúne gestores e executivos envolvidos diretamente com a indústria do turismo. Somente no destino existem mais de 17 Skål Clubes e cerca de 500 membros. “Por meio da participação dos associados em atividades e eventos, é possível encontrar colegas do setor ao redor do mundo e, com isso, compartilhar ideias, discutir assuntos pessoais e empresariais e concretizar negócios”, afirma a presidente da Skål Brasil, Ana Carolina Medeiros. |