De acordo com o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, expectativa é de crescimento (5% a 6%) das viagens a lazer, em relação a julho de 2015. Do ponto de vista dos destinos, 62% da procura recai sobre viagens domésticas e 38% sobre viagens internacionais.
Destinos nacionais mais procurados: as pessoas que desejam curtir o frio dão preferência para o Sul do PaÃs (Serra Gaúcha, por exemplo) e Campos do Jordão (SP). Já os que preferem o calor (sol e praia, por exemplo) tendem a viajar para o nordeste brasileiro. Em comum, viajantes para destinos nacionais estão reduzindo o tempo de duração da viagem e optando por hospedagens mais em conta.
Destinos Internacionais: com a estabilização do câmbio abaixo de R$ 4, o sonho de viajar ao exterior ficou mais acessÃvel. Porém, a tendência é de viagens mais curtas e malas menos carregadas de compras. Ofertas de operadoras de turismo; desvalorização do dinheiro de outros paÃses e passagens aéreas mais baratas fazem diferença na hora de decidir. Considerando a relação custo-benefÃcio, as preferências incluem Argentina, Chile (para quem curte esquiar), Flórida (EUA), Caribe, México e Europa. Viagens para a Ãfrica do Sul e Rússia também estão com preços mais convidativos. |