Profissionais de ambos os países apostam no intercâmbio turístico
O sucesso das novelas e das músicas brasileiras em Portugal retrata uma desigualdade cultural desfavorável para o Brasil que começa a ser superada graças ao setor de viagens e turismo.
Conhecidos e admirados pelos portugueses, que estão mais familiarizados com a realidade do presente, os brasileiros agora redescobrem a modernidade lusitana.
Responsáveis pelo aumento da demanda dos brasileiros que visitam o país europeu, acessível para as viagens a lazer e a negócios, os reais encantos de Portugal atualizam aquela percepção preconceituosa do “país das caravelas”, alimentada pela ilusão mítica do passado.
A extraordinária simpatia, a cortesia espontânea e a excelência dos serviços dos portugueses se somam às belezas naturais e à riqueza do patrimônio histórico do destino, cativando mais visitantes do Brasil. A venda dos produtos de grifes a preços considerados os mais convidativos na Europa também constitui importante fator de estímulo para os turistas brasileiros.
A qualidade dos serviços hoteleiros em Portugal constitui exemplo a ser observado especialmente para o Brasil, às vésperas de sediar megaeventos que agregam destacada cobertura midiática, impactando sobre a imagem do destino em âmbito global.
A companhia aérea TAP, anfitriã da 22ª Reunião Internacional da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, realizada de 23 a 30 de maio de 2013, já comemora resultados. “No primeiro trimestre de 2013, Portugal conquistou o terceiro lugar no ranking dos destinos mais procurados por brasileiros na Europa, antecedido pela Itália e França”, informa Mario Carvalho, diretor Geral da empresa para o Brasil e para a América do Sul.
A tendência de aumento do convívio entre os dois povos é irreversível na avaliação de Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo. “Além do idioma, há a convergência de fatores favoráveis à reaproximação crescente, como as facilidades de deslocamento ofertadas em ambos os mercados”, avalia o dirigente português ao lembrar que apenas a TAP possui a frequência de 74 voos semanais entre Brasil e Portugal.
A diretoria da ABAV Nacional levará, na bagagem de volta, informações valiosas, que devem ser difundidas e contribuir, de modo significativo, com o desenvolvimento sustentável da atividade turística, que exerce impacto direto e indireto em 52 setores da economia, além de responder por um a cada 11 integrantes da população economicamente ativa no mundo.
As agências associadas à ABAV concentram mais de 85% da movimentação de negócios do setor no Brasil, participando com cerca de R$ 35 bilhões na economia do país. |