Iniciativa da Proteste, material tem respaldo da ABAV e enfatiza serviços prestados pelo agente de viagens.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) manifesta apoio à iniciativa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que lançou, recentemente, uma cartilha, que reúne, em um único volume, os direitos dos turistas, assim como define os cuidados que os passageiros devem levar em consideração ao comprarem um pacote.
Além de citar os diferentes serviços que podem ser contratatos, tais como hospedagem, passagens aéreas, passeios e aluguel de carros, o material reitera a importância da leitura minuciosa do contrato e fornece uma série de dicas para que o viajante possa se resguardar caso tenha de lidar com imprevistos.
A cartilha sugere a conservação de e-mails, recibos, panfletos, bilhetes e quaisquer outros documentos que comprovem o contato com a agência. Do mesmo modo, recomenda a conferência, antes de fechar a viagem, se a agência está devidamente cadastrada no Cadastur e se ela é uma agência associada ABAV ou a alguma outra entidade representativa do setor, o que, na prática, confere credibilidade e assegura a tranquilidade do consumidor.
Com o objetivo de zelar pela realização de viagens mais seguras e garantir plena satisfação dos passageiros, a apostila ressalta que os pacotes devem ser definidos com antecedência mÃnima de um ano, prazo que permite trabalhar com uma programação mais completa e a preços mais acessÃveis. A cartilha enfatiza ainda que o intermédio do agente de viagens, profissional que, a partir de seu conhecimento e relacionamento no mercado consegue apontar os melhores roteiros e fechar viagens inteiras a tarifas mais baixas, economizando tempo e dinheiro do viajante.
Em caso de reembolso, alteração e remarcação de passagem, por exemplo, o cliente não terá de lidar com multas extorsivas cobradas pelas companhias aéreas e poderá fazer a solicitação diretamente ao seu agente. A cartilha disponibiliza todos os pré-requisitos para aqueles que querem evitar surpresas e reforça os contratempos aos quais estão sujeitas as pessoas que optam pela compra direta. Ou seja: a partir de portais dos fornecedores de transporte, hospedagem e sites de compras coletivas, alertando que, no caso da compra direta o consumidor perde todo o suporte que só uma agência de viagens profissional é capaz de oferecer.
“Estas informações estão em consonância como Código de Ética das Agências de Viagens filiadas à ABAV, que primam por defender e estar sempre ao lado de seus clientes, para que eles possam viajar tranquilos e estejam amparados em casos de ocorrências imprevistasâ€, comenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. |