“O Turismo deve ser compreendido como vetor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do país”, afirma secretário
A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional, promoveu na última quarta-feira (29), um jantar, na capital paulista, em conjunto com a Abracorp – Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas, para homenagear o secretário executivo Valdir Simão, do MTur, que tem sido interlocutor das entidades em Brasília, demonstrando empenho na busca por soluções que atendem aos pleitos do mercado.
Na oportunidade, Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, e Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, também, vice-presidente da ABAV Nacional, agradeceram a presença da autoridade pública, que reiterou o seu compromisso de escutar e servir aos anseios do trade turístico, legitimamente representado. “Entendendo as necessidades do setor, podemos regular e zelar pela qualidade das empresas, para que elas cresçam e gerem cada vez mais empregos”, afirmou o secretário executivo.
Visão alinhada
Designado pelo ministro Gastão Vieira como interlocutor com as entidades representativas do trade turístico, Valdir Simão ressaltou durante o evento a importância socioeconômica do Turismo, que, segundo ele e a audiência presente, nem sempre é compreendida em sua real dimensão. “Eu mesmo, quando fui secretário da Fazenda, confesso que não dava muita atenção para o meu secretário de Turismo. Talvez ele não tenha conseguido me mostrar o que realmente consigo ver agora”, admitiu o secretário, arrancando aplausos da audiência. De acordo com Simão, é necessário conscientizar as autoridades públicas em geral e, em particular, os novos gestores públicos municipais, para que substituam a visão romântica que fazem do turismo pela perspectiva fundamentada e realista que qualifica e recomenda investimentos setoriais.
Simão, também recebeu aplausos ao demonstrar que compreende a atividade como uma via de mão dupla. “Sei que os brasileiros estão viajando mais, inclusive para o exterior. Acho isso fantástico, porque eleva o grau de exigência do consumidor brasileiro em favor da qualidade do nosso produto turístico, contribuindo com o desenvolvimento do setor como um todo”, afirmou.
“Hoje é possível dizer que o MTur conta de fato com um administrador público competente, que adota a transparência como modelo de gestão, pauta a sua atuação por experiências acumuladas na área da Fazenda, junto à Receita, e, por isso, também reconhece o turismo receptivo como setor de exportação”, avalia o presidente da ABAV Nacional, ao comentar outra relevante declaração dada pelo secretário executivo no encontro com as lideranças da ABAV e Abracorp. Ou seja, para Simão: “A desoneração fiscal para as agências de viagens é vital. Além de proporcionar divisas ao país, o segmento deve ter os mesmos incentivos que são concedidos para empresas dos outros segmentos de exportação”.
De acordo com o secretário é preciso unir forças para transformar o Turismo no Brasil em uma atividade rotineira de todos os brasileiros: “O papel do Ministério do Turismo não é só contribuir com o aumento da qualificação da prestação dos serviços turísticos do país, mas também é ajudar, por outros meios, o mercado a colocar na prateleira o destino Brasil, como produto competitivo”.
Um dos projetos citados pelo secretário executivo é subsidiar as viagens de férias de trabalhadores brasileiros que não tem o hábito do turismo, utilizando recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), em períodos de baixa temporada. “Com isso, agências de viagens ampliarão suas vendas, atendendo parcela da demanda que nunca viajou; geramos maior ocupação hoteleira e utilização dos diferentes meios de transportes. Consequentemente, geramos também maior arrecadação de tributos e contribuímos com a quebra da sazonalidade, diminuindo o desemprego no setor. Com a manutenção dos empregos, o governo economiza no pagamento do seguro desemprego e, ainda, recupera com ganhos os investimentos feitos pelo FAT”, exemplificou.
União de forças
Outro projeto em andamento é a possível realização do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil em conjunto com a ABAV – A Feira de Turismo das Américas, a partir de 2013. “Há um grupo no MTur estudando essa proposta”, declarou Simão.
“Como bem disse o secretário executivo, por meio de iniciativas conjuntas que favoreçam de fato o crescimento do setor como um todo é que conseguiremos avanços efetivos”, apoia Edmar Bull, presidente da Abracorp, que, em conjunto com a ABAV, inaugurará o Espaço Corporativo na 40ª Feira de Turismo das Américas – ABAV 2012. “Um espaço no Riocentro, capaz de atrair a demanda corporativa para o seio do maior e mais importante evento do setor, promovido com foco na valorização dos serviços prestados pelas agências de viagens junto aos seus atuais e virtuais clientes”, ressalta Bull.
De acordo com Azevedo, em setembro de 2013, quando o evento ABAV será realizado no Anhembi, em São Paulo, no final de semana, serão abertas as portas para a visitação do público em geral. “Ao promover as várias opções de destinos e produtos expostos, sem comercialização direta, ampliaremos a percepção dos consumidores sobre a importância e o valor dos serviços prestados exclusivamente pelas agências de viagens”, antecipa Azevedo. |