Texto Lideranças da cadeia produtiva do turismo cobram resgate da respeitabilidade do setor, defendem modelo de gestão descentralizada implatada por Mares Guia e restabelecimento do andamento das ações da pasta
O Comitê Gestor do CNT (Conselho Nacional de Turismo) entregou, na tarde desta terça-feira, uma dura correspondência com pleitos e ponderações ao novo ministro do Turismo, Gastão Vieira. Na carta o conselho aponta os erros do Governo Federal : " O Governo é um só. Nele a iniciativa privada não realizou indicações e nem foi consultada nas nomeações realizadas para o setor. Ao paralisar todo o turismo por erros cometidos por ocupantes de cargos públicos no MTur, o Executivo se omitiu de sua responsabilidade e se afastou de sua obrigatória posição de defensor do modelo de governança, permitindo que se lançasse a execração pública de entidades parceiras com histórico de idônea prestação de serviços à sociedade."
O documento traz uma análise dos efeitos negativos que a crise tem provocado e traz reivindicações para que o setor reaja e continue o processo de desenvolvimento da atividade, iniciado em 2003, com a criação da pasta pelo ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, os conselheiros definem como fundamental a manutenção do modelo de governança do turismo, implantado na gestão do ministro Walfrido dos Mares Guia, baseado na gestão descentralizada e participativa.
Entre as questões principais do trade nacional destacam-se o engavetamento do Plano Nacional de Turismo 2011/2014, a lentidão no lançamento da Conferência Nacional de Turismo - uma prioridade da Secretaria Geral da Presidência, a inexistência de um comitê de crise que envolvesse diretamente o Conselho Nacional e o Fornatur e o desconforto com o papel secundário que o setor do turismo tem ocupado na organização da Copa de 2014.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira afirmou que o setor tem tudo para viver novamente um bom momento, enfatizou que as portas estão abertas ao CNT e o diálogo amplo será importante para o desenvolvimento das políticas publicas do setor. “Participei da elaboração do Plano Nacional de Educação e estou acostumado a ouvir conselhos e colegiados, como o CNT. O caminho mais curto para a eficiência é saber ouvir pessoas desprendidas que querem ajudar”, defendeu.
Vieira explica que o PNT 2011-2014 será tocado dentro das possibilidades e acredita que para o setor ter bom desempenho de seus recursos é fundamental dispor de uma diretriz clara. “O plano será o norteador do MTur . Estabelecendo os limites e as responsabilidades, tenho certeza que o setor tem tudo para dar certo”, disse.
Os integrantes do CNT se mostraram satisfeitos com o encontro com o novo ministro e estão confiantes que o setor poderá se recuperar dos recentes acontecimentos negativos e mudar sua imagem.
O ministro disse que espera contar com o apoio do CNT e assim acredita que todos, unidos, podem mostrar ao Governo que o setor de turismo merece atenção especial, especialmente em relação aos eventos esportivos e ao poder econômico do setor. Gastão Vieira entregou pessoalmente ,no final da tarde de ontem, copia da carta do grupo gestor à ministra da Casa Civil, Gleisi Hofmann e na proxima sexta entregara ao ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho
Clique aqui para ver a galeria de imagem |