O objetivo, promessa de campanha, é recolher sugestões para dar substância às reivindicações e legitimidade às ações da própria entidade.
Baixas taxas de ocupação, sobretudo, fora das temporadas, fenômeno ainda comum em alguns destinos turÃsticos; carência de mão-de-obra qualificada, desequilÃbrio cambial e falta de meios de pagamento ágeis e seguros, capazes de facilitar o relacionamento com os clientes – hóspedes e agentes de viagens e maior equilÃbrio cambial. Eis alguns dos problemas que o presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Enrico Fermi Torquato, pretende equacionar e resolver, ouvindo as lideranças em todos os estados, Brasil afora.
Promessa de campanha, Torquato começa a cumprir a agenda de visitas já no começo de fevereiro. Amanhã, dia 1º de fevereiro, estará em BrasÃlia, para a solenidade de posse da bancada federal. Depois de amanhã, dia 2, desembarca em Fortaleza; dias 03 a 07, visita Natal; dia 08, João Pessoa; dia 09, Recife; dia 10, Maceió; dia 11, Goiânia; dia 14, Cuiaba; dia 16 Belo Horizonte e dia 17, Manaus.
“A idéia é estar mais próximo do poder central, em cada capital, para garantir a defesa vigilante dos legÃtimos interesses do setor que, na prática, desempenha importante papel no cenário da profissionalização do Turismo no Brasilâ€, explica Torquato.
Na verdade, as ações em prol do fortalecimento do setor já foram disparadas. No final do ano passado, o IBH (Instituto Brasileiro de Hospedagem), braço operacional da ABIH Nacional, assinou convênio com o Ministério do Turismo para desenvolver projetos nas áreas associativa, de capacitação e treinamento no paÃs inteiro, com o incremento das atividades empreendidas pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, direcionadas aos profissionais que trabalham na hotelaria.
Dia 23 de fevereiro, em São Paulo, paralelamente ao 17º Workshop CVC, a ABIH Nacional realizará Assembleia Geral, para tratar do futuro do Congresso Nacional de Hotelaria - o maior e mais importante evento do setor - e a venda da sede da entidade no Rio de Janeiro. Do mesmo modo, no dia seguinte (24/02), a entidade definirá o novo formato do IBH. |