Projeto piloto será base à expansão do movimento que busca o apoio do agronegócio em favor do desenvolvimento sustentável do turismo no espaço rural
Após uma década de relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento sustentável, com a conquista de assento no Conselho da Organização Mundial do Turismo – OMT, o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural – Idestur – anuncia a eleição da região da Serra da Mantiqueira. A referida região se estende por três estados (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) como território-alvo à formulação e implementação de políticas públicas e privadas alinhadas a normas de conduta baseadas em estudos e diagnósticos das realidades locais.
“Além de incrementar conteúdo editorial exibido no site oficial do Idestur, que alcança 45 mil acessos/mês, e de fomentar nas redes sociais do Idestur o trabalho regional a ser implementado, o objetivo é fortalecer o movimento voltado à promoção e adoção das melhores práticas de gestão”, resume Andréia Roque. Atualmente, ela também coordena o Programa de Desenvolvimento de Políticas Públicas da Federação Internacional de Turismo Rural – que reúne África, América Latina e Europa.
Ações de marketing, acessibilidade e sustentabilidade compõem os eixos estratégicos de um bem estruturado plano de atividades, programadas para consagrar o turismo no espaço rural como vitrine para o agronegócio e vetor de transformação social, econômica e ambiental.
O novo corpo diretivo do Idestur, que esteve reunido na Fazenda Paraíso, localizada no município de Atibaia (SP), em 10/12, contou com a participação de Andréia Roque. Seguem referências dos integrantes da direção da entidade.
Ana Carolina Pizzinatto: Membro Fundadora do IDESTUR, turismóloga expert na formulação e operacionalização de ações inovadoras focando responsabilidade social e desenvolvimento consciente local e setorial.
Fátima Fongaro: turismóloga expert em terceiro setor e gestora de relações institucionais do IDESTUR.
Karina Solha: Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (Lazer e Turismo), docente e pesquisadora, desenvolve e orienta pesquisas abordando os diferentes aspectos do turismo rural.
Márcia Azeredo: gestora pública expert em Planejamento e Marketing Turístico e desenvolvimento setorial.
Márcio Alves: membro atuante em comunicação e na área editorial.
Luiz Henrique Miranda: expert em comunicação empresarial, especializado no atendimento ao mercado de viagens e turismo, é parceiro do Idestur desde a criação do instituto. Entusiasta do turismo rural, acredita na força da união como vetor de transformação e prosperidade sustentável.
Valeria Thomas Andrade: expert em comunicação social e atuante líder no segmento do turismo regional. |