Sob o tema “Entendendo experiências rurais como diferencial de mercado brasileiro”, Andreia Roque, do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), iniciou ontem (26) palestra na Vila do Saber, da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Na primeira abordagem, a empresária destacou o bom momento de Roraima, estado que vem ganhando visibilidade e força no turismo. “Roraima vive hoje uma nova fase, pois sempre foi um destino conhecido, sem ser reconhecido”, ressaltou.
Em seguida, Andreia contou aos participantes que o turismo rural nasceu do desenvolvimento rural, da política, do êxodo e da valorização da pessoa do campo. “O turismo rural se consolidou, porém nós não estamos falando de negócios, mercado, e sim de desenvolvimento, que deu certo, mas que agora precisamos fazer negócio”, disse.
O objetivo da palestra também foi fazer uma releitura das atividades turísticas rurais, com foco em ações estratégicas de mercado, agregando valor e renda às operadoras de turismo e agências de viagens. “Nós podemos oferecer um pouco mais ao mercado com esse produto. Isso é um diferencial. Se o agente de viagens não consegue vender o turismo rural, é porque está vendendo errado. Se souber vender certo, o produto dá dinheiro”, declarou.
De acordo com a palestrante, a operadora Schultz já comercializa desde 2013 o roteiro Rota do Café, que já se tornou um grande case de sucesso. “O roteiro tem ganhado destaque porque vende. O correto é vender o destino e oferecer o turismo rural como diferencial. O Brasil é muito forte quando o assunto é turismo rural e, daqui há cinco anos, estará ainda mais consolidado”, finalizou.
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