Andréia Roque e Edmar Bull, respectivamente presidentes do IDESTUR e da ABAV-SP estarão reunidos na sede da entidade representativa das agências de viagens em São Paulo para debater ações voltadas ao fomento do Turismo Rural no Brasil
No próximo dia 06 de dezembro, às 10 horas, Andréia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural - IDESTUR, estará reunida ,na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-SP, com o presidente Edmar Bull, para entrega do Panorama Empresarial do Turismo Rural PETR - que foi construído apartir “Formatação de Agentes para Negócios do Turismo Rural” – iniciativa em parceria com a ABAV SP que, no último mês de março, mobilizou a participação de associadas como: Grafitt Turismo, Tim Travel, CVC, Costa Mediterrânea, Banstur, CW Tour e Pamtur Viagens. Uma ação preparatória para a rodada de negócios do Turismo Rural, realizada durante a VII Feiratur – Feira Nacional de Turismo Rural, no Parque da Água Branca, em São Paulo.
“A parceria com ABAV-SP foi fundamental para o desenvolvimento do estudo realizado pelo IDESTUR, com patrocínio do SEBRAE Nacional, que resultou no primeiro Panorama Empresarial do Turismo Rural do Brasil”, afirma Andréia Roque.
De acordo com o IDESTUR, o apoio público ao desenvolvimento do Turismo Rural no país, que teve início nas instituições ligadas à agricultura familiar, como fonte de geradora de renda complementar ao homem do campo, segundo revela o estudo “Panorama Empresarial do Turismo Rural”, conquista reconhecido como um promissor segmento de negócios para o setor de turismo.
“O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – FEAP - 1° Linha de Crédito, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foi criada com o objetivo de prestar apoio financeiro em programas e projetos específicos, de interesse da economia estadual, aos agricultores, bem como a suas cooperativas e associações. Mas o que parecia apenas uma simples fonte de geração de renda para os habitantes das zonas agrícolas do Estado de São Paulo”, lembra Andréia Roque, atualmente “ganha musculatura e se faz presente como produto turístico na prateleira das principais agências de viagens do Brasil”.
O Turismo Rural, que sempre mobilizou uma seleta demanda turística no Brasil, especialmente junto à população com maior poder aquisitivo, com a oferta de viagens internacionais para os diferentes Continentes, é hoje foco de procura pelo consumidor final que busca, também no mercado doméstico, momentos de tranqüilidade de conforto saindo do excesso de urbanismo típico das grandes metrópoles. “O mais intrigante é perceber que ultimamente, o desejo por este turismo não se reduz apenas a camada mais elitizada. Ao contrário de como costumava ser, hoje a classe emergente tornou-se um mercado potencial para o consumo. Com a chegada de 32 milhões de pessoas à Classe C, aproximadamente 100 milhões de brasileiros, segundo o IBOPE, apresentam capital e anseiam pelo consumo de novos artigos e produtos”, destaca a presidente do Instituto.
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