Panorama Empresarial do Turismo Rural, o primeiro estudo do gênero acaba de ser apresentado pelo IDESTUR ao SEBRAE Nacional e já ganha visibilidade no exterior.
No último dia 18 foi entregue ao Sebrae Nacional o Panorama Empresarial do Turismo Rural. O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural - IDESTUR atuou como autor do documento que se preocupou em tratar de dados nacionais e internacionais do universo do segmento rural.
O trabalho que passou por dois anos de elaboração traz uma amostra com 16 estados do país. O estudo foi realizado a partir da proposta do Instituto de formalizar uma pesquisa de campo para coletar informações com empresários reconhecidos como elos da cadeia produtiva nacional, participantes e interessados que estiveram presentes nas edições das Rodadas de Negócios de Turismo Rural que ocorreram durante a Feira Nacional de Turismo Rural, com apoio significativo governamental das Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais e principalmente pelo SEBRAE.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMTS) se estima que o Turismo Rural seja um segmento com grande potencial e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para este setor.
Dados extraídos do documento revelam que entre os empresários entrevistados destaca-se um maior percentual de empreendedores e/ ou administradores que atuam diretamente nos empreendimentos de Turismo Rural, porém surge uma nova parcela de empresários que atuam nesse segmento, dessa vez na figura de Agências Receptivas e Operadoras. No geral, percebeu-se que 43% destes empresários são atuantes do Turismo Rural de 5 a 10 anos para cá, o que traduz o impulso mais recente do segmento no país, além de constatar que o setor está em momento de consolidação empresarial, pois todas essas empresas já ultrapassaram a fase de mortalidade dos negócios, ou seja, os primeiros anos de atividade.
A mesma fonte indica que o Turismo Rural apresenta um crescimento anual de 6%, isso se analisado internacionalmente. No Brasil, este é o segmento que mais cresce, cerca de 30% ao ano. São Paulo é o maior destino de Turismo Rural no Brasil, com 122 municípios que possuem produtos rurais em crescimento extraordinário nos últimos anos.
Através do documento, o IDESTUR pôde constatar que de acordo com 88% dos profissionais do segmento, a conciliação entre as atividades agroprodutivas cotidianas e o Turismo Rural convivem perfeitamente bem, comprovando que a atividade empresarial está compatível com as diretrizes brasileiras de Turismo Rural. O estudo aproveita também para apontar a existência de diversas entidades e instituições governamentais e não governamentais que apóiam a atividade, reconhecendo o Turismo Rural como um caminho para o desenvolvimento do setor. Vale ressaltar que no decorrer da pesquisa, o SEBRAE foi a entidade que apareceu com destaque no envolvimento de 32% dos entrevistados.
O universo global das metas de negócios indica que a aproximação entre o trade turístico e o Turismo Rural encontra-se em fase de construção de relacionamentos, pois 49% das relações comerciais não se transformaram em resultados imediatos, o que indica que se tem um rico campo a ser fortalecido. Cabe lembrar que os resultados apresentados pelos empresários compradores, como perspectivas de negócios geraram R$ 750 mil/ ano, chegando, portanto, a representar 51% das reuniões de negócios.
“Devido ao pouco tempo em que a atividade tornou-se efetivamente um segmento econômico, ela chega, portanto, carregada de descobertas. Nesse caso, o Panorama traz em si, uma série de desafios no processo de implantação do turismo rural no país. Entre eles a sazonalidade dessa economia, a informalidade e especialmente as políticas públicas.” Resume a presidente do Instituto, Andréia Roque.
O Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) é um organismo de Desenvolvimento do Turismo interligado a uma rede intercontinental de entidades afins. O órgão tem como objetivo a promoção do turismo no espaço rural, bem como de seu patrimônio ambiental, histórico, cultural e artístico; planejar, incentivar e orientar a implantação de atividades do Turismo no Espaço Rural; estabelecer intercâmbio com entidades de Turismo e entidades congêneres visando o desenvolvimento de objetivos
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