Declaramos que a obra Antonio Firmino de Proença: professor, formador, autor (Sorocaba,1880 – São Paulo, 1946), idealizada por Inaiá Nogueira da Silva Diniz, e organizada por Marcia P. G. Razzini, foi aprovada pelo Conselho Editorial desta editora, para publicação e lançamento em agora de 2010.
Inédita e de grande relevância histórica, educacional e cultural para sociedade brasileira, a obra contém os seguintes capÃtulos, de vários autores:
1- Uma vida entre papéis. Ana Chrystina Venancio Mignot
2- Trajetória de Antonio Firmino de Proença no Magistério Público de estado de São Paulo (1905-1938). Luiz Carlos Barreira.
3- Antonio Firmino de Proença na Imprensa de Educação e Ensino. Marta Maria de Chagas de Carvalho, Luiz Carlos Barreira, Ana Clara Bortoleto Nery.
4- A produção didática de Antonio Firmino de Proença, autor da Melhoramentos, e o mercado de livros escolares em São Paulo. Marcia de Paula Gragorio Razzini.
5- Antonio Proença, escritor didático, na história da alfabetização no Brasil. Maria do Rosário Longo Mortatti.
6- Cartilha Proença e Leitura do Principiante de Antonio Firmino de Proença: configurações gráficas e pedagogia. Isabel Cristina Alves da Silva Frade
7- A série de leitura graduada de Firmino Proença nas Escolas Primárias na primeira metade do século XX. Francisca Izabel Pereira Maciel, Kátia Gardênia Henrique da Rocha Campelo.
8- Pátria, patriota, patriotismo, compatriota, patrÃcio. Valor do ensino da “geografia da pátria†na escola brasileira. Maria Helena Camara Bastos, Maria Stephanou
9- Bibliografia de e sobre A. F. Proença: um instrumento de pesquisa.B Monalisa Renata Gazoli
Sem mais, atenciosamente.
São Paulo, abril de 2010.
Sebastião Haroldo de Freitas Corrêa Porto
-Editora Porto de Ideias.
|