Referente ao 1Āŗ trimestre de 2021, pesquisa contempla o total das vendas e transaƧƵes realizadas pelas associadas Abracorp. Os indicadores analisados incluem bilhetes e volume de vendas.
Arrola o segmento aĆ©reo nacional e internacional; diĆ”rias e volume de vendas do segmento hotelaria nacional e internacional; diĆ”rias e volume de vendas da locaĆ§Ć£o nacional e internacional; quantidade e volume de vendas de transfer nacional; outros serviƧos e meios de pagamento.
Na comparaĆ§Ć£o com o mesmo perĆodo de 2020, as vendas totais realizadas pelas TMCs associadas, no 1Āŗ trimestre de 2021, registaram recuo de 68,2%. Ou seja: de R$ 2.068.886.410 para R$ 657.890.076. Queda reflete os efeitos da pandemia Covid-19, especialmente a partir das 2ĀŖ onda, iniciada em janeiro.
A reduĆ§Ć£o das vendas do aĆ©reo nacional alcanƧou 66,8% (de R$ 820.598.986 para R$ 272.65.472). No internacional, chegou a 90,% (de R$ 499.204.877 para R$ 47.698.453).
A hotelaria nacional caiu 41,2% (de R$ 448.285.169 para R$ 263.416.360). JĆ” a internacional recuou 87,2% (de R$ 92.190.406 para R$ 11.828.085).
Visto de forma isolada, o segmento de locaĆ§Ć£o nacional foi o que registrou o melhor resultado comparativo: retraĆ§Ć£o de meros 2% (de R$ 33.540.957 para R$ 32.882.948). Mas o internacional despencou 79,4% (de R$ 4.017.642 para R$ 828.788).
A tarifa mĆ©dia no aĆ©reo nacional oscilou de R$ 695 (2020) para R$ 631 (2021). Duas marcas hoteleiras apresentaram crescimento nas vendas, na comparaĆ§Ć£o do 1Āŗ trimestre de 2020 e 2021: Nobile cresceu 4% (de R$ 6.626.984 para R$ 6.888.888); e Windsor saltou 196,5% (de R$ 8.303.369 para R$ 24.622.526).
Enquanto as concorrentes tiveram vendas reduzidas, as da Movida cresceram 36,1% (de R$ 5.401.896 para R$ 7.353.613). O segmento de locaĆ§Ć£o nacional, como um todo, sofreu reduĆ§Ć£o de 2%, no comparativo.
Como ocorre no segmento de locaĆ§Ć£o, expectativa Ć© que avanƧo da vacinaĆ§Ć£o no paĆs contribua para a retomada gradativa das viagens. Pela retomada, a Abracorp realiza, nessa quarta (12), das 17h00 Ć s 18h00, a live PRODUTIVIDADE ā Chave para a retomada, com o consultor Lucio Oliveira. Proposta Ć© preparar as TMCĀ“s para a retomada que vem por aĆ. O evento serĆ” no Canal Youtube da Abracorp.
|