Gervasio Tanabe*
Corporações de todos os ramos e portes, especialmente aquelas voltadas ao mercado global, cada vez mais conectadas e acessÃveis, estão atentas. Sabem que o momento vivenciado pelo mercado brasileiro das viagens a negócios clama por polÃticas adequadas. E capazes de evitar perdas de competitividade, receita e colaboradores.
Associação Internacional de Transporte Aéreo, IATA, acertadamente, difunde a urgência de uma solução digital, nos moldes do IATA Travel Pass, para informar sobre testes, vacinas e outras medidas exigidas antes do embarque. É preciso, sim, compartilhar dados. Mas com segurança capaz de proteger a privacidade dos viajantes, seja qual for o motivo da viagem.
Com foco na tecnologia enquanto fator de melhoria da experiência em viagem, a pandemia apenas acelerou o que já vinha sendo trabalhado pela Amadeus IT Consulting & Solutions.
Para fazer frente ao medo de viajar, a empresa oferta plataforma global, aberta, colaborativa e dedicada à padronização do status de saúde dos viajantes. Contempla origem e destino, respectivas restrições de saúde, biometria e outras informações relevantes. Tudo para facilitar a experiência do viajante, em conformidade com as leis e exigências do paÃs de destino.
A preocupação com as vacinas é prioritária e justa. Porém, estamos ignorando um ponto fundamental, a testagem para a C-19, Isso se dá, de forma massiva, nos Estados Unidos, que já dão sinais do inÃcio da tão esperada retomada e nos enche de esperanças. Porém, sem plataformas digitais para rastreamentos, isso será quase impossÃvel.
A hora do teste é agora
As agências de viagens especializadas no atendimento ao mercado corporativo, também conhecidas como Travel Management Companies - TMCs, mantêm operações e ofertam serviços sob medida para mitigar prejuÃzos de seus atuais e virtuais clientes. PrejuÃzos que decorrem da adoção de medidas impostas pela Covid-19 à mobilidade fÃsica.
No Brasil, a contribuição da sociedade civil, que está organizada em movimentos como Unidos pela Vacina e Supera Turismo Brasil, motiva indagar: Como cada um de nós comprovaremos ter recebido a vacina e testar negativo, senão com recursos digitais adequados e reconhecidos em âmbito mundial?
Cabe ainda questionar o fato de os testes – existem vários tipos – serem realizados gratuitamente em outros paÃses, financiados pelo poder público ou pela iniciativa privada, e, aqui, simplesmente não estarem na pauta de prioridades.
Também é hora de reconhecer o valor dos serviços adicionados à s transações de passagens aéreas, rodoviárias, marÃtimas, fluviais e de vouchers em geral – sejam de hospedagem ou experiências agregadas pelas TMCs para a segurança e o bem-estar dos viajantes. Nos dias de hoje, programar uma viagem requer muito mais que simples cliques no teclado, comparando preços.
*Gervasio Tanabe é Presidente Executivo da Abracorp
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