O resultado da pesquisa de vendas consolidado pelo BI (Business Intelligence) da entidade mostra avanço geral de 17,5%, na comparação do mês de fevereiro de 2019 com igual período de 2018.
Na estratificação desse resultado, a movimentação estritamente corporativa cresceu 13,5%; o segmento de eventos evoluiu 8% e o referente a viagens de lazer saltou 142%. Nesse caso, cabe levar em conta o período (fevereiro), um mês tradicionalmente de férias, ainda. Mas o ponto alto é que Lazer está se tornando um produto importante na cesta de serviços das TMC´s Abracorp.
Outro recorte de leitura dos resultados mostra que, na comparação dos meses de janeiro e fevereiro de 2019 com o mesmo período de 2018, o crescimento do corporativo, no seu todo, foi bastante vigoroso.
Por outro lado, o comparativo de fevereiro com janeiro 2019 registra leve oscilação negativa de 2,1%. Porém, é preciso considerar que janeiro teve 22 dias úteis contra 20 de fevereiro, de acordo com o calendário brasileiro.
Segmento aéreo
As vendas de fevereiro 2019 no aéreo doméstico cresceram 20,3% em relação ao mesmo período 2018. A Gol Linhas Aéreas continua na liderança, com crescimento de 34,4%. A cia aérea também lidera em bilhetes emitidos, com avanço de 14,9%. A ANAC aponta, no mesmo período, crescimento de 6.6% do RPK - Passageiros-Quilômetros Transportados.
Hotelaria
A hotelaria apresentou pequena oscilação negativa de 3,4% em room nights (total de 646.317) e 5,1% em vendas (total de R$140,48 milhões). Desses números, 46% referem-se à hospedagem com apenas 1 diária, indicador disponível, agora, no BI. Com o BI Abracorp, hoje a entidade consegue efetuar um levantamento muito mais preciso sobre tarifas.
Por meio de médias ponderadas, tornou-se possível, por exemplo, extrair tarifas médias por cidade. Isso torna a análise bem mais rica e completa, para melhor satisfazer as necessidades do mercado. Na medição feita pelo BI Abracorp em fevereiro 2019, para exemplificar, a diária média de BH ficou em R$ 198, contra R$ 328 de São Paulo.
Locação
A partir de agora, o BI Abracorp vai compartilhar dados de comportamento do consumo do cliente corporativo. A identificação da preferência é importante para se traçar perfis e avaliar formas de otimizar as contratações de locação. Em fevereiro, o segmento vendeu, no universo das TMCs Abracorp, R$ 11,5 milhões, com crescimento de 8% sobre janeiro. Levantamento aponta liderança da Localiza.
|