A entidade iniciou, em abril deste ano, discussões relacionadas ao segmento de locação de veÃculos, de indiscutÃvel importância para o mercado de viagens corporativas. Foram convidados os representantes das cinco maiores locadoras em operação no paÃs – Avis, Localiza, Unidas, Hertz e Movida, para debater questões que, no seu conjunto, inibem e criam dificuldades para um consumo maior do serviço. Embora venha experimentando crescimento significativo, a pesquisa regular da Abracorp mostra que a locação de automóveis representa pouco mais que 2% de todo o volume de vendas.
Um dos pontos levantados diz respeito à melhoria da capacitação do agente de viagens corporativo, considerado peça fundamental para a alavancagem desse importante segmento da cadeia turÃstica. E, também, para a mudança de cultura em relação à locação de veÃculos. Definiu-se a formação de um grupo especial de trabalho, envolvendo o comitê de Produtos da Abracorp e representantes das locadoras, com o objetivo de influenciar o mercado na adoção de melhores práticas.
Outra questão relevante envolve a simplificação e aperfeiçoamento dos vouchers. A evolução tecnológica permite que seja adotada a padronização de processos, que na prática facilitará diretamente a relação com o cliente final. Isso inclui a categorização das classes dos veÃculos, que deve ser comum a todas as locadoras. Riscos de fraudes e apropriação indébita do veÃculo alugado; e o melhor aproveitamento do cartão de crédito enquanto meio de pagamento preferencial também fazem parte da busca de aprimoramento.
As tratativas entre a Abracorp e as locadoras evoluem. Em breve, será divulgado o resultado dos estudos dedicados à simplificação e aperfeiçoamento dos vouchers. Os profissionais da direção executiva da Abracorp e os membros do comitê de Produtos da entidade contam com a presteza e agilidade dos representantes das locadoras, no fornecimento de referências para a geração de regras claras e comuns. Prevalecendo o espÃrito colaborativo, haverá consenso e ganhos para todos. |