Agências de viagens corporativas faturaram R$ 6,9 bilhões e cresceram 7,8%
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) registra crescimento setorial de 7,8% na movimentação do primeiro semestre de 2015, comparado a igual período do ano anterior, atingindo R$ 6,955 bilhões contra R$ 6,450 bilhões do ano anterior. O resultado foi apresentado, nesta quinta-feira (30), aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, na capital paulista. Os dados são relativos aos dados concretos de 30 companhias associadas.
“Esses dados revelam que há esperança para o setor”, afirma Edmar Bull, que preside o Conselho de Administração da Abracorp, "O corporativo já trabalhou, desde o ano passado, de olho no cenário que esperávamos para 2015 e isso nos nos ajudou a chegar a esse resultado. Em cima de uma crise, vieram as oportunidades”, complementa.
A composição dos R$ 6,955 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (39,1%) e internacionais (33,2%); hotelaria nacional (15,9%); serviços diversos (7,2%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (2,8%), locação nacional (1,3%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).
“Precisamos lembrar que vivemos um momento de redução de custos nas empresas. Identificamos, no levantamento que o número de funcionários não aumentou, enquanto o volume de vendas cresceu. Isso deve-se à boa gestão, que inclui investimentos em capacitação, treinamento e tecnologia”, destaca Bull, ressaltando ainda que “todo ano apresentamos uma crescente evolução”.
Aéreo doméstico tem ligeira alta
O segmento aéreo doméstico obteve ligeira alta, com 1,5% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com mesmo período do ano anterior. O destaque ficou com a Avianca, que liderou o crescimento com 9,7%. Na sequência, aparecem Gol (2,3%), Azul (1,0%), TAM (-0,4%) e demais empresas (-19,5%).
A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 2,7 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 12,8% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Já, o valor das tarifas apresentaram uma redução de -11%. A Gol liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (32,4%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (33,1%), seguida de perto pela Gol (31,3%) e Azul (25%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-11%).
Crescimento no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (14,8%). A Alitalia registrou a maior variação positiva (36,1%), com destaque também para o crescimento da Air France/KLM (24,5%) e da TAP (21,6%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 18,9% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 2,3 bilhões em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou dividida entre a TAM (16,3%) e a categoria “demais empresas” (ambas com 16,3%), seguida pela American Airlines (12,3%). Entre as alianças globais, a Star Alliance (com oito companhias operando no Brasil) lidera com 43%, seguida da oneworld (com seis companhias operando no Brasil), com 34%, e da SkyTeam (com oito companhias operando no Brasil), com 23%.
Hotelaria em queda no mercado de viagens corporativas
Em relação à hotelaria nacional, o segmento registrou queda nas vendas no primeiro semestre de -3,6%. Os hotéis independentes lideraram as vendas em número de diárias, conquistando 39% de participação de mercado no segmento. Accor e Atlantica Hotels International responderam por 11,4% e 8,5%, respectivamente.
Como reflexo da redução nas viagens ao exterior, o segmento hoteleiro internacional apresentou retenção do crescimento, atingindo 30,6% contra 41% do ano anterior. A força dos hotéis independentes manteve-se, com market share de 43,8%, bem à frente de outras redes (30%), Accor (13,1%), IHG (7,1%) e Hilton (6%).
Serviços agregados
O estudo da Abracorp indicou que a Localiza permanece na liderança do segmento de locação de automóveis nacional, respondendo por 58,3% da participação nas vendas no mercado corporativo, seguida pela Movida (12,3%) e pela Hertz (10,5%). A variação no valor das diárias foi positiva de 23,8% e as vendas tiveram um decréscimo de 2,1%. “Destaca-se o crescimento, já desde os últimos levantamentos da Movida, embora a Localiza ainda mantenha quase 60% do mercado”, analisa Tanabe.
Confira todos os dados da pesquisa e mais fotos.
Para obter as informações das pesquisas anteriores, acesse: www.abracorp.org.br. |