A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp registra crescimento setorial de 2,9% na movimentação do primeiro trimestre de 2015, comparado a igual período de 2014, atingindo R$ 3,4 bilhões. O resultado foi apresentado aos empresários das agências de viagens associadas em reunião realizada no Blue Tree é recebido como variação positiva; tendo em vista que, no ano passado, em razão da Copa do Mundo de 2014, as vendas setoriais foram antecipadas para o primeiro trimestre – o qual registrou o maior crescimento (18%) de toda a série histórica da pesquisa.
“Na comparação com o primeiro trimestre do ano retrasado (2013), o crescimento alcançado nestes três primeiros meses de 2015 supera 20%”, pondera Edmar Bull, que preside o Conselho de Administração da Abracorp.
A composição dos R$ 3,4 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (41,3%) e internacionais (29,7%); hotelaria nacional (17,7%); serviços diversos (7,4%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (1,9%), locação nacional (1,8%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).
“Com a necessidade das empresas reduzirem seus custos, ampliamos o portfólio de clientes, passando a atender médias, pequenas e microempresas”, afirma Bull, destacando ainda que “novos CNPJs são criados todos os dias no País e trazem em seu modelo de negócios a percepção da importância dos serviços de consultoria e de gestão prestados pelas agências especializadas em atender o mercado de viagens corporativas”.
Ratifica esta tendência o indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito ao revelar o aumento da procura em 2015, que é especialmente estimulada pelas pequenas e microempresas, alcançando alta de 18,1% se comparada a março de 2014 e de 9,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Estabilidade no aéreo doméstico
O segmento aéreo doméstico manteve-se praticamente estável, com viés de queda de -0,3% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com o ano passado. Ou seja: Avianca (1,5%), Azul (9,7%), GOL (-0,7%), TAM (-6,6%) e demais empresas (-21,7%).
A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 1,38 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 9,0% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Dentre as aéreas, destaque para a GOL, que apresentou saldo positivo de 14,2%.
A GOL liderou o market share da Abracorp em emissão de bilhetes (31,3%), enquanto a TAM ficou à frente na performance em vendas (32,0%), seguida de perto pela GOL (30,4%) e Azul (26,6%). As tarifas aplicadas apresentaram queda (-8,5%), registrando o valor médio de R$ 544,00.
Crescimento no aéreo internacional
Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (11,9%). A Avianca registrou a maior variação positiva (53,6%), com destaque também para o crescimento da GOL (40,7%) e da Alitalia (35,2%). Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram as viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 15,6% ao setor como um todo e um acumulado superior a R$ 1,1 bilhão em vendas.
Em referência ao market share relativo à movimentação comercial, apurada em reais, a maior fatia de mercado ficou com a TAM (15,7%), seguida da categoria “demais empresas” (14,5%) e da American Airlines (12,7%). Cabe também destacar o crescimento entre 2014 e 2015 da Avianca (60,4%), GOL (47,5%), Lufthansa (40,1%) e Alitalia (37,6%).
Leia sobre demais dados da Pesquisa: Aqui
|