Queda na hotelaria nacional
No que concerne à hotelaria nacional, o setor registrou no primeiro trimestre de 2015 uma queda acentuada (31,5%), acumulando 2,095 milhões de room nights. As redes BHG (20,5%), Intercity (13,3%), Meliá (11,3%) e Slaviero (5,0%) apresentaram crescimentos, ao contrário da diminuição observada nos números relativos aos hotéis independentes (-43,0%).
Em reais, as vendas no setor hoteleiro também caÃram (18,4%) e foram puxadas, sobretudo, pelos hotéis independentes (-33,4%), contrastando com a atuação positiva de redes como a BHG, que cresceu 14,6% em relação ao ano passado e da Intercity, que cresceu 11,6%. Em igual perÃodo no ano passado, o desempenho alcançado pelos hotéis independentes foi impulsionado com o aumento da demanda nas cidades-sede da Copa do Mundo.
De um modo geral, com a movimentação em vendas totalizando R$ 483,9 milhões, a diária média Abracorp fechou o primeiro trimestre de 2015 em R$ 230,00; 31,5% menor do que o valor apurado em igual perÃodo de 2014.
Os hotéis independentes mantêm a liderança do ranking de participação na movimentação de vendas, concentrando 34,2% do mercado de viagens corporativas. A segunda maior fatia está com “outras redes†(30,9%). Em seguida aparecem Accor (10,4%) e Atlantica Hotels International (7,9%).
Segundo dados da B2B Reservas, ferramenta exclusiva das agências de viagens Abracorp, as nove cidades com maior número de reservas hoteleiras no Brasil foram, na sequência: Rio de Janeiro, BrasÃlia, Campinas, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Piracicaba. A forma de pagamento mais utilizada foi o faturado (63%), cartão virtual (22%) e pagamento direto (15%). Quanto ao modelo de remuneração, a maioria (56%) é baseada no preço net e 44% comissionado.
Aumento na hotelaria internacional
Na contramão da queda nos números da hotelaria nacional, a internacional teve um expressivo aumento de 77,8% em vendas e 61,0% em diárias. Os hotéis independentes respondem por 37,4% do mercado de viagens corporativas e “outras redes†lideram o ranking com 38,9%. A Accor teve um salto superior a 200% no total de vendas, subindo de R$ 6,20 milhões para R$ 18,98 milhões.
Outros segmentos
De acordo com os dados da Pesquisa Abracorp, o segmento de locação de automóveis no Brasil teve desempenho positivo no primeiro trimestre de 2015, considerando o crescimento de diárias (1,1%). Neste cenário, destaque para a Movida, que alcançou incremento de 303,5%, subindo de 13.193 diárias para 53.229 diárias.
Sob a ótica da movimentação das vendas, o setor como um todo registrou queda (-29,2%). No entanto, o perÃodo também foi positivo para a Movida, cuja variação em receitas resultante das vendas chegou aos 294,6%. Na análise do market share, a Localiza ocupou a liderança, concentrando 50,5% das diárias e 55,1% das vendas; seguida pela  Movida, que respondeu por 15,4% do total das diárias e 11,1% das vendas.
De janeiro a março de 2015, as locações nacionais de automóveis somaram 345.873 diárias e R$ 42,62 milhões em vendas.
Já em âmbito internacional, em volume de vendas, o desempenho foi positivo para o setor: a movimentação totalizou R$ 7,688 milhões nestes três meses, o que representa o aumento de 34% na comparação com 2014.
No que diz respeito aos serviços de transfer, o estudo aponta ainda que, no total, foram computadas R$ 5,19 milhões de vendas, apresentando leve queda (-3,9%). Quase metade do market share da entidade no segmento está sob o domÃnio de “outros fornecedoresâ€, concentrando 48% em diárias e 67,3% na movimentação em vendas. Completam o ranking de diárias: Shift (33%), Masters Transportes (15%) e CEP (4%).
Na categoria “eventos e serviçosâ€, houve queda geral (-15,2%) em vendas. O destaque positivo fica para a diversificação de “serviços†prestados, que isoladamente obteve aumento de 41,7%, contrastando com “eventos†(-24,8%), cruzeiros (-11,6%), cartões de assistência (-9,3%) e pacotes (-26,4%).
Meios de pagamento
A Pesquisa de Vendas Abracorp há um ano passou a abranger indicadores de desempenho em meios de pagamento. A partir de uma análise de cartões fÃsicos e virtuais, o estudo demonstrou que 75,9% dos pagamentos no segmento aéreo são feitos via cartões, sendo que 40,4% são efetuados pela American Express. Em seguida, constam “faturado†(24,1%), Visa (15,1%), MasterCard (13%) e “outros†(7,2%).
Estes dados demonstram que o cartão de crédito já está consolidado no segmento aéreo, situação diferente da verificada no terrestre, onde 32,7% dos pagamentos são realizados por cartão. O faturado detém a liderança no segmento terrestre, com 67,3%.
Link para Pesquisa de Vendas
Baixe o arquivo com a Pesquisa de Vendas Abracorp – 1º Trimestre de 2015, no link:
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