Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Abracorp revela resultados da pesquisa de vendas referente ao primeiro semestre deste ano

Agências de viagens associadas faturaram R$ 6 bilhões e cresceram 13%

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) realizou, na manhã da última quinta-feira (25), no Blue Tree Premium Morumbi, região Sul da capital paulista, a reunião mensal promovida com as agências de viagens associadas. O objetivo era apresentar os resultados de sua pesquisa de vendas, referente à movimentação do setor no primeiro semestre de 2013, e as ações que a entidade empreenderá em conjunto com a LATAM até o final do ano.

O evento contou com a participação de Klaus Kühnast, diretor de Vendas da Tam, e Francisco Recabarren, vice-presidente da companhia aérea.

Pesquisa de vendas

Durante os seis primeiros meses deste ano, as 32 agências de viagens associadas à Abracorp registraram um faturamento total de R$ 6,1 bilhões, número que representa crescimento de 13% se comparado com o mesmo período de 2012. “Como previsto, alcançamos dois dígitos de crescimento no primeiro semestre de 2013”, comemora Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, apesar de os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicarem que houve redução média de 5,81% na oferta do segmento aéreo doméstico.

O estudo divulgado pela Abracorp aponta que as vendas de passagens para os voos domésticos cresceram 10%, atendendo a demanda por viagens de negócios no país. Embora a TAM tenha registrado queda de 6% em volume de vendas, sua participação no mercado de viagens domésticas subiu e alcançou 34,1%, garantindo à empresa aérea a retomada da liderança perdida no primeiro trimestre para a Gol Linhas Aéreas, que, agora, aparece logo atrás, com participação de 33,5%.

As estatísticas Abracorp referentes ao desempenho do setor no primeiro semestre de 2013 divulgadas também permitem verificar quais foram as tarifas médias praticadas pela Tam e Gol em voos domésticos: R$ 574 e R$ 529, respectivamente.

Vale ressaltar ainda que as novas regras de aplicação da taxa de conexão – resolução 274 da Anac que entrou em vigor neste mês – resultarão em acréscimo de R$ 14 em uma viagem de ida e volta na qual os voos não sejam diretos. Considerando uma tarifa de R$ 200, o custo total da viagem encarecerá 7%.

No segmento aéreo internacional os dados Abracorp revelam que houve 18% de aumento no faturamento e de 14% nos preços dos bilhetes, quando convertidos para o real e comparados às tarifas praticadas no primeiro semestre de 2012. Dois grandes destaques foram as companhias aéreas Alitalia, que obteve crescimento de 58% no montante das vendas do segmento, e a American Airlines, com 40%, em parte atribuído à ampliação de 19% no número de freqüências ofertadas. No final do semestre, as empresas Etihad e Ethiopian iniciaram suas operações, agregando, deste modo, maior competitividade à rota internacional da Ásia e Oriente Médio.

Hotelaria em alta no mercado de viagens corporativas

No que concerne à hotelaria nacional, o crescimento registrado no primeiro semestre de 2013 foi de 19%. Os hotéis independentes lideraram as vendas em número de diárias, conquistando 37,8% de participação de mercado no segmento. Accor e Atlantica Hotels International responderam, respectivamente, por 10,8% e 9,3%. Os chamados brokers (centrais ou interpostos de reservas) hoteleiros ocuparam a quinta posição em vendas, movimentando quase R$ 91 milhões e garantindo participação de 8,1% nas vendas para as viagens domésticas.

Como reflexo ao aumento das viagens ao exterior, o segmento hoteleiro internacional teve aumento de 41% e demonstrou a força dos hotéis independentes, cujo market share atingiu os 54%, bem à frente dos brokers (7%) e das redes Accor (7%), Atlantica (1,9%), Meliá Hotels (0,1%) e outras redes (25%).

Serviços agregados

O estudo da Abracorp indicou que a Localiza, com diária média de R$ 178, permanece na liderança do setor de locação de automóveis nacional, respondendo por 61% da participação no mercado corporativo – depois da hotelaria internacional, este foi o segmento de negócios de maior crescimento (23%). A mesma empresa, no entanto, é a quarta no ranking internacional, arás da Hertz (27%), Avis (16%) e outras (43%).

Na categoria “outros serviços”, o destaque foi para o setor de eventos, que movimentou mais de R$ 208 milhões em nível nacional e internacional, à frente de lazer (R$ 68 milhões), cartões de assistência (R$ 5 milhões), cruzeiros (R$ 4 milhões) e outros (R$ 94 milhões).

Parceria Abracorp e LATAM

No encontro promovido pela Abracorp, com apoio da rede Blue Tree Hotels, Klaus Kühnast, diretor de Vendas, e Francisco Recabarren, vice-presidente da companhia aérea estiveram presentes a anunciaram duas ações em parceria com a entidade.

Eles anunciaram que a LATAM patrocinará ações de capacitação e treinamento para as agências de viagens inscritas na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, que será realizada de 4 a 8 de setembro no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo, aberta à visitação pública pela primeira vez, no final de semana (dias 7 e 8).

Do mesmo modo, afirmaram também, que a companhia aérea será a transportadora oficial de uma missão comercial e a Convenção Anual que os associados Abracorp farão no final do ano, em Orlando. Convidado pelo Hilton Bonnet Creek e com apoio do Vist Orlando e do US Travel, o grupo brasileiro de agências de viagens corporativas participará de um encontro técnico para intercâmbio de negócios e discutir as perspectivas do setor para 2014 com o mercado norte-americano. “Nós temos orgulho de participar dessas iniciativas que, com certeza, trará bons resultados para os empresários dos dois países”, concluiu Kühnast.

Clique aqui para conferir mais informações referentes às ações que a Abracorp e a LATAM desenvolverão em conjunto.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br