Encontro discutiu relações com companhias aéreas e contou com a participação dos comitês da entidade e empresas convidadas
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) reuniu suas associadas nesta quinta-feira, 28 de junho, no Hotel Pestana, em São Paulo, para discutir assuntos relevantes do setor e propor novas ações de mercado, visando melhorias para as agências de viagens. Além disso, o diretor Executivo da associação, Gervásio Tanabe, convidou algumas empresas para fazer apresentações de produtos e serviços, que poderiam interessar às associadas.
O dia começou com a participação do diretor Comercial do Pestana, Gustavo Toloi, que deu as boas vindas e passou a palavra para o coordenador de Vendas, Raphael Terrasan, que falou sobre os hotéis do grupo, no Brasil e no exterior, além de futuros lançamentos das unidades até o final do ano.
Depois foi a vez do coordenador do Comitê de Produtos e Novos Negócios da Abracorp, Cássio Oliveira (Rextur), falar sobre o processo de tabulação dos custos gerados pelas ADM´s emitidas pelos associados. “É um custo indevido cobrado para as agências de viagens, por causa de um erro cometido pelas companhias aéreas”, disse. A entidade pretende pedir apoio à ABAV Nacional e Aviesp para enviar um pedido formal de regulamentação desses custos às aéreas e à IATA. A ação recebeu apoio unânime de todas as associadas Abracorp.
Ainda na oportunidade, a coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Humano da entidade, Marisa Scortecci (Flytour), falou sobre o andamento das atividades desenvolvidas por esta comissão. Entre elas, a pesquisa de plano de cargos e salários, o projeto de formação de profissionais, em parceria com a ABAV/SP, e a nova proposta de planos de saúde, que também recebeu apoio unânime.
O Grupo TX também compareceu ao encontro como empresa convidada e o seu diretor Avelino Alves falou sobre o serviço TXDoc. Trata-se do recolhimento e tratamento de faturas emitidas para as agências e a análise aprofundada dos gastos, que permitem melhorias nas políticas de viagens, a partir do cruzamento de informações e a geração de relatórios. “A meu ver, vale a pena a terceirização desse processo. As agências precisam calcular esses gastos e estudar essa nova possibilidade de negócios”, afirmou Edmar Bull, presidente da Abracorp.
A Travel Ace, empresa que oferece cartão de assistência aos viajantes, foi outra convidada para a reunião. O executivo Evandro Correia apresentou alguns cases de sucesso de corporações que incrementaram suas receitas, depois que passaram a integrar assistência de seguros aos seus serviços. O encontro foi finalizado com a participação dos conselheiros de Administração, dos demais comitês da Abracorp e de debates de assuntos em gerais. |