Mercado brasileiro bate recorde e cresce mais do que o estrangeiro; tarifa média hoteleira nacional cresce 20%
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou os principais indicadores mercadológicos das suas agências associadas em 2011, que foram responsáveis por um terço da movimentação do setor, e comprovou mais uma vez a importância das suas estatÃsticas, demonstrando o ótimo desempenho do segmento de viagens corporativas no Brasil. O assunto, tratado com destaque na imprensa nacional, foi um dos mais falados no setor de viagens e turismo, bem como nas editorias de economia.
Os números demonstram que houve acréscimo de 20,33% na diária média dos hotéis nacionais em relação ao ano anterior, totalizando R$ 234,63 em 2011. “Esse incremento deve-se ao aumento da demanda registrado no setor de viagens corporativas no Brasil, resultado do ótimo momento econômico que o paÃs passa, ultrapassando até o desempenho de grandes nações europeiasâ€, afirma o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Edmar Bull. De acordo com a entidade, a tendência de aumento na diária média dos hotéis nacionais retrata um processo de recuperação das perdas acumuladas em anos anteriores. No ano de 2009, por exemplo, a diária média apurada pela Abracorp estava em R$ 175,13.
Nos hotéis internacionais, a diária média percorreu o sentido contrário e registrou baixa de 20,58% em relação a 2010, passando de R$ 295,21 para R$ 234,46. “Além da crise na Europa, o crescimento das viagens domésticas e internacionais para o Brasil, com destaque para o aumento da demanda por eventos corporativos em nosso paÃs, os hotéis estrangeiros receberam menos hóspedes corporativos. No ano passado, por exemplo, a cidade de São Paulo liderou o ranking Abracorp dos destinos nacionais mais procurados, com quase 1,5 milhão de visitantes provenientes do mercado de viagens corporativas, enquanto Buenos Aires, na Argentina, que liderou o ranking dos destinos internacionais, foi procurada por 73 mil visitantes do segmentoâ€, revela Bull.
As estatÃsticas Abracorp também revelam aumento de 9,43% no preço médio das passagens aéreas emitidas para voos realizados pelas companhias nacionais, que saltou de R$ 423,33 em 2010 para R$ 463,23 no ano passado, totalizando mais de 9,3 milhões de bilhetes emitidos resultando em movimentação superior a R$ 4,3 bilhões. Os voos internacionais que atenderam os viajantes de negócios também registraram em 2011, de forma mais contida, aumento de 4,9% no preço médio das passagens aéreas. Foram emitidos cerca de 1,3 milhão de bilhetes, com movimentação total superior a R$ 2,9 bilhões.
O relatório com todas as estatÃsticas Abracorp 2011 está disponÃvel para download na Sala de Imprensa Virtual da entidade (http://www.pressclub.com.br/abracorp/). |