Os Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC 2011) indicam que as receitas geradas pelo setor no ano de 2011 cresceram 18,61%, comparado ao IEVC de 2010, alcançando a marca de R$ 25,1 bilhões – superando as expectativas de aumento de 8,5%.
“Acompanhando a movimentação das viagens corporativas no Brasil, cada vez mais as empresas, dos mais variados ramos da atividade econômica e porte, demandam serviços especializados de consultoria prestados pelas associadas Abracorp”, afirma Edmar Bull, membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Com essa declaração, o dirigente da Abracorp, que tem como missão promover capacitação administrativa para as agências de viagens que atendem vasto mercado de viagens corporativas, antecipa uma importante tendência a ser apontada pelos dados consolidados da entidade e que estão previstos para serem divulgados em breve.
Registra-se ainda que o setor de viagens corporativas gerou 533 mil empregos diretos e indiretos em 2011 no Brasil e aumentou sua participação no total das receitas do turismo (transporte aéreo, locação de automóveis e hotéis) de 56,6%, em 2010, para 58,1%, em 2011. Ou seja: mesmo com o crescimento da demanda por viagens de lazer em 2011, as viagens corporativas responderam por quase 60% do total as receitas geradas no setor.
|