Associadas à entidade apresentaram as menores tarifas de mercado para o período
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), entidade comprometida com o aprimoramento do mercado de viagens a negócios, elaborou balanço que traz os resultados das vendas do primeiro semestre de 2011.
A movimentação recorde alcançada pelas associadas totalizou R$ 4.017.159.351,00, incluindo emissão de passagens aéreas, reserva de hospedagens, locação de automóveis, gestão de eventos, embarque em cruzeiros marítimos, aquisição de cartões de assistência e outros serviços que atendem à crescente demanda do mercado de viagens corporativas domésticas e internacionais.
Comparado ao primeiro semestre do ano passado, “Eventos Internacionais” registra o maior índice de crescimento: 128,94%, seguido por “Locações de automóveis” (59,81%) e “Reservas de hospedagens” (44,25%) – ambas no mercado nacional. A quantidade de bilhetes aéreos emitidos cresceu 6,85% nas viagens domésticas e 9,11% para as viagens com destino ao exterior.
A pesquisa também revela que as tarifas médias apresentadas pelas associadas ABRACORP foram menores que as do mercado. Nas passagens aéreas domésticas o valor médio ABRACORP foi de R$ 227,00 enquanto a média aferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) girou em torno de R$ 257,11. Já em relação às diárias, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apresentou valor médio de R$ 283,12, contra apenas R$ 258,00 da ABRACORP.
Embora as diferenças tarifárias revelem que as corporações atendidas pelas agências associadas ABRACORP foram beneficiadas em R$ 30,00 por segmento de bilhete aéreo e R$ 25,12 por diária de hospedagem, a economia proporcionada é significativa, considerando que o movimento semestral supera a casa de bilhões de reais.
Os destinos nacionais mais visitados nesse primeiro semestre foram: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.
Buenos Aires, Miami, Nova York, Paris, Lisboa, Londres, México, França e Frankfurt são os destinos internacionais que se destacaram.
No ranking das redes hoteleiras, Accor Hospitality, Atlantica Hotels e Blue Tree Hotels concentraram mais de 22,93% do total das vendas realizadas pelas associadas ABRACORP.
“No total, crescemos 19,72% em relação ao mesmo período em 2010. Um recorde que retrata não apenas o aquecimento do mercado de viagens corporativas, mas a importância dos serviços de consultoria prestados pelas associadas. A tendência é que o desempenho do setor seja mantido na casa dos dois dígitos percentuais até o final do ano”, analisa Francisco Leme, presidente do Conselho de Administração da ABRACORP.
Sobre a ABRACORP
A ABRACORP tem como missão promover capacitação administrativa para as agências de viagens que atendem vasto mercado de viagens corporativas. Em conjunto com outras associações representativas, busca as melhores práticas setoriais e para isso conta com a atuação de sete comitês: de Desenvolvimento Humano; Ética & Conduta; Eventos; Finanças e Tributos; Produtos e Novos Negócios; Serviços e Qualidade; e Tecnologia e Inovação. Os dados setoriais referentes à movimentação alcançada no primeiro semestre de 2011, comparados a igual período no ano anterior, revelam aumento de 3,95% no total de postos de trabalho (421) e de 10,9% no total de funcionários contratados (6.858) pelas 27 agências de viagens associadas. Para mais informações, acesse o site da ABRACORP, que agora disponibiliza hotsites para cada um dos comitês: www.abracorp.org.br.
Clique aqui para ver a Pesquisa Abracorp - 1º Semestre de 2011.
Clique aqui para ver as fotos da Coletiva de Imprensa. |