A Associação Brasileira de Agências Corporativas (Abracorp) acaba de divulgar os resultados da movimentação de negócios do aquecido mercado de viagens corporativas no Brasil. O estudo, baseado na apuração de dados junto às 27 agências de viagens associadas, revela movimentação recorde no primeiro semestre de 2010, alcançando a cifra de R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 2,4 bilhões relativos à comercialização de passagens aéreas, o equivalente 74% das vendas.
Na opinião do presidente da Abracorp, Faustino Pereira, o crescimento em relação a igual período do ano passado é de aproximadamente 30%. "Para se ter uma idéia, os desembarques domésticos cresceram 29,8%. O nosso crescimento é acima do mercado", diz. "A nossa expectativa é chegar a R$ 8 bilhões até o final do ano", complementa.
Pereira ressalta ainda que, este crescimento acima da média demonstra a competitividade das agências associadas. Segundo ele, elas vêm ganhando cada vez mais novos mercados, principalmente devido ao nível elevado de serviços e atendimento. "Hoje representamos 60% do mercado corporativo no Brasil. De acordo com o nosso planejamento estratégico, as agências Abracorp deverão crescer cerca de 10% em market share nos próximos três anos", afirma.
Vendas – A maior parte das vendas corresponde aos bilhetes aéreos com 74% do total, sendo 41,59% do nacional e 32,29% do internacional. No doméstico, a Tam e a Gol lideram as vendas com 46,99% e 36,35 % respectivamente. A Azul vem logo em seguida com 4,25% e a Trip com 3,65%. No internacional a maior fatia é a da Tam, com 18,8%, seguida da American Airlines com 9,77%.
A venda de hotéis nacionais é a segunda maior da entidade, com 14,57%. Os hotéis internacionais representam 1,76%. A rede com maior participação, em números absolutos, é a Accor, com 9,15%, seguida pela Atlantica Hotels, com 8,77% e Blue Tree Hotels, com 3,65%. No entanto, os dados divulgados pela Abracorp permitem cruzar a quantidade de “room nights” (total de diárias) com o total da oferta de cada uma das redes e descobrir quais são as bandeiras preferidas pelo mercado de viagens corporativas. “Muitas outras análises podem ser feitas, contribuindo com o desenvolvimento das atividades no Setor”, comenta Pereira. A locação de automóveis tem 1,42% de participação no nacional e 0,21% no internacional. Os outros serviços representam 7,07% no Brasil e 1,09% no exterior.
A menor tarifa aérea – Fundada a partir de sete valores inegociáveis, que compreendem: ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade, a Abracorp possui a menor tarifa média aérea do mercado. Nos vôos aéreos nacionais, por exemplo, enquanto a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC apurou o valor de R$ 266,97, os mesmos bilhetes foram comercializados pelas agências associadas por R$ 205,91. “Adotando as melhores práticas de operação e de relacionamento com os clientes e demais integrantes da indústria de viagens corporativas, as agências Abracorp realizam a gestão do estoque de consumo das corporações atendidas, celebrando acordos de preço baseados em diagnósticos e políticas de viagens monitoradas de modo compatível com a melhor relação custo-benefício para todos”, explica Pereira.
Clique aqui e confira tabelas e gráficos auto-explicativos, sobre dados estatísticos do 1° semestre ABRACORP.
|