Mobilização inclui a arrecadação de doações e incentivo a mutirões de limpeza das casas tomadas pela enxurrada.
Com sede em Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro tragicamente atingida pela violência das chuvas, com mais de 500 mortos até o momento, a Litoral Verde Operadora está articulando ampla ação de solidariedade à s vÃtimas. A ação envolve a arrecadação e compra de alimentos não-perecÃveis, água potável, roupas, calçados, produtos de limpeza e higiene pessoal, entre outras doações que possam minorar o sofrimento dos desabrigados. Além de apoiar materialmente, um mutirão, formado pelos colaboradores da própria empresa, vai ajudar no processo de limpeza de casas inundadas pelas águas no Vale do Cuiabá – região de Petrópolis atingida pelas enchentes.
“É hora de todos nós nos unirmos, uma vez que os estragos são inimagináveis e só podem ser minimizados com o esforço coletivoâ€, avalia Gilberto Hingel, diretor de Negócios da Litoral Verde que, procurado por pessoas e empresas interessadas em ajudar, recorreu ao Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com o objetivo de melhor organizar os trabalhos de socorro à s vitimas. Nesta quinta-feira, ele visitou a região atingida pelas chuvas, o Vale do Cuiabá, situado no trecho coberto pela estrada que liga Itaipava a Teresópolis, zona de Mata Atlântica cortada por nascentes, riachos, casas, condomÃnios, pousadas e restaurantes, e que sofreu devastação numa área de dez quilômetros.
Ao dar acompanhamento à entrega dos donativos, a Litoral Verde atua como referência de credibilidade, motivando a formação de uma ampla rede de solidariedade. Na cidade de Petrópolis, o Frozen Spa, que vende comida congelada, interrompeu suas atividades para produzir “quentinhas†que serão doadas aos desabrigados. A Litoral Verde contribuiu inicialmente com 120 quilos de alimentos. Além disso, os hotéis das regiões estão cedendo as cozinhas para preparo das refeições destinadas à s vÃtimas acomodadas nos abrigos improvisados. Isso porque nesse momento a comida não tem como ser preparada para consumo nas casas, desprovidas de cozinhas e dos eletrodomésticos básicos – o que amplifica a importância das doações de alimentos não perecÃveis, lençóis, roupas, produtos de higiene pessoal, limpeza e medicamentos.
Ao divulgar para a imprensa fatos que descrevem uma tragédia já retratada nas imagens de TV, a Litoral Verde tem como objetivo “facilitar o caminho para os nossos parceiros que querem doar e apoiar de algum modo; que nos consultam sobre quais as melhores maneiras de contribuirâ€, resume Hingel a dinâmica da realidade local que, a cada momento, exige a superação de novos desafios.
Os hotéis estão sendo incentivados a doar roupas de cama, banho e mesa em fase de substituição. Empresas e pessoas fÃsicas podem doar alimentos, roupas, calçados, material de limpeza e higiene pessoal, mas, também, móveis usados e dinheiro.
Quem quiser doar alimentos não-perecÃveis, água e produtos de limpeza, entre outras coisas, pode endereçar suas contribuições ao Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que está recebendo doações no espaço cedido pela Cerâmica Luiz Salvador, na Estrada União e Indústria, 10.588, Itaipava.
Doações em dinheiro estão sendo arrecadadas pela campanha Giga Solidário: acesse www.gigadesconto.com.br
Para doar enxoval, os hotéis podem entrar em contato com a Litoral Verde, em horário comercial, pelo telefone (24) 2103-8299, pelo qual receberá todas as orientações necessárias.
|