A Operadora Turística Litoral Verde realiza na chamada Costa Verde, da Mata Atlântica, que foi palco das tragédias que abalaram o verão carioca de 2010, um trabalho pioneiro. Com boletins regulares, expedidos da sua central de reservas, em Petrópolis (RJ), para todas as agências de viagens e seus clientes, no país e no exterior, desde do último dia 02 de janeiro, transmite informações atualizadas e precisas sobre as reais condições de segurança e de acesso aos resorts na Região.
Na prática, a iniciativa contribui para minimizar os impactos econômicos negativos gerados pela repercussão da tragédia que desabrigou famílias e resultou em mais de 50 vítimas fatais, com os desmoronamentos no Morro da Carioca e na Enseada do Bananal.
“Proporcionamos aos clientes, que contam com nossos rigorosos critérios de seleção da oferta turística, condições para que decidam manter a sua programação de férias nos resorts, minimizando os prejuízos causados à economia da Região, que está baseada na atividade turística”, afirma Gilberto Hingel, diretor da Operadora.
Além das informações divulgadas, a operadora mobiliza apoio de empresas para dar, em parceria com a TurisAngra – órgão municipal de turismo – suporte no atendimento às necessidades emergenciais das comunidades. “Priorizamos a coleta e distribuição de água potável mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal”, informa Hingel.
A falta de energia elétrica, que afetou, no dia 1º do ano, um dos resorts em Angra dos Reis, impondo a retirada dos hóspedes, já foi restabelecida. Uma possível dificuldade, que era o acesso dos turistas por via terrestre, está sendo superada com a montagem de um seguro estacionamento em uma marina localizada nas proximidades. De lá, os hóspedes, que chegam com carros próprios ou de vans, podem partir para os resorts num exclusivo transfer marítimo, que por si só já é um passeio.
As medidas adotadas minimizaram os pedidos de cancelamento das reservas efetuadas que, nos dia 3 de janeiro chegou a registrar mais 90% de no show, devido às dificuldades de acesso. A taxa média de ocupação dos resorts prevista (76,8%) já registra franco processo de recuperação. Dados atualizados hoje (06/01/2010), às 18 horas, revelam que a taxa média de ocupação está em 59,2%.
Na prática a taxa média de ocupação dos resorts na Região deve registrar recuperação plena até o final do mês de janeiro. “Alguns empreendimentos até já superaram a taxa de ocupação prevista”, afirma Hingel.
Também, de acordo com dados apurados pela operadora, mais de 80% da mão-de-obra empregada nos resorts de Angra dos Reis é formada por moradores.
Para mais informações aos turistas, a Operadora Litoral Verde divulga o telefone (24) 2103-8288, que atende em horário comercial, inclusive aos sábados. Aos domingos, o plantão é feito através da divulgação de linhas de telefones celulares. |