A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKÅL Internacional do Brasil, em Assembleia Ordinária, realizada na cidade de Campinas, em 27 de julho de 2019, durante a realização do seu 49º Congresso Nacional, deliberou por maioria absoluta manifestar sua inconformidade com o processo de construção da nova Marca Brasil, anunciada pela Embratur, pelos seguintes motivos:
O setor turÃstico é responsável por mais de 10% dos empregos no mundo, movimentando mais de 1 trilhão de dólares; dada sua relevância é uma indústria que exige procedimentos que garantam a competitividade de cada ator no mercado. Por essa razão, o Brasil não pode se furtar à s suas responsabilidades;
A história comprova que, o desenvolvimento do turismo se dá por meio da mais perfeita harmonia entre a iniciativa privada e os poderes públicos em todos os âmbitos, federal, estadual e municipal.
A Marca Brasil não é um fim em si mesma, e requer um processo de construção no arcabouço de uma estratégia de marketing e comunicação turÃsticas, com horizonte de futuro, com objetivos e metas concretas, baseadas em subsÃdios técnicos, tais como, pesquisas de mercado, análises de tendência, expectativas do setor, benchmarking de competidores atuais e potenciais. Essa estratégia deve permitir ao turismo brasileiro posicionar-se adequadamente no cenário global de forma a garantir aos empresários brasileiros e estrangeiros condições de realizar negócios sustentáveis, sem mudanças abruptas e com o devido planejamento compartilhado.
Dito isto e, considerando a necessária transparência e melhor governança nos processos, solicitamos à Embratur, e ao Ministério do Turismo, que a construção da polÃtica de turismo do paÃs observe e tenha a participação efetiva das diversas instâncias de governança, a saber, Conselho Nacional de Turismo, Fornatur - Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Anseditur – Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismos de Turismo, bem como o setor empresarial, por meio da Cetur/CNC – Confederação Nacional do Comércio, entre outras entidades privadas, num amplo movimento de mobilização nacional.
A Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo – SKAL Internacional do Brasil coloca-se à disposição para participar do processo de construção da polÃtica nacional de turismo, em suas diversas etapas, inclusive na adequação da Marca Brasil, valendo-se também de sua rede, presente em 85 paÃses, por meio de 15.000 membros distribuÃdos em 355 sedes, que atuam em todos os setores da cadeia de valores da produção turÃstica.
Cordiais Saudações,
PRISCILA CAVALCANTI
PRESIDENTE
Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo
Skål Internacional do Brasil
Presidente da Assembleia
ARISTIDES DE LA PLATA CURY
PRESIDENTE
Associação Mundial de Profissionais de Viagens e Turismo
Skål Internacional de São Paulo
Presidente do 49º Congresso Nacional da Skål Internacional do Brasil |