Embalado pela precisão de seus cálculos e pela perfeição das construções que transcendem o tempo, o mundo Maia é hoje um dos patrimônios mais ricos da cultura mexicana. E foi com esse espÃrito de celebração que São Paulo recebeu, entre os meses de junho e agosto, a exposição “Mayas: Revelação de um tempo sem fimâ€, na OCA do Parque Ibirapuera, na qual contou com a presença do Skal São Paulo no último sábado (23).
Os associados da entidade, que receberam o convite de Diana Pomar, skalega e diretora do Conselho de Promoção TurÃstica do México, fizeram um percurso monitorado por toda a exposição e foram abastecidos com informações sobre a cultura maia, seus povos, costumes e crenças. O objetivo do encontro foi reforçar os valores de amizade, união, felicidade, saúde e longa vida entre as duas nações e que expressam a filosofia do Skal no mundo inteiro.
Após a visita, todos os participantes apreciaram um almoço no restaurante mexicano Don Pancho. Segundo Diana, é tradição no México receber os visitantes sempre com muita fartura e comida tÃpica. “Esse ato fortalece os laços de amizade e promove o intercâmbio cultural entre Brasil e Méxicoâ€, completa Diana.
Na ocasião, foram entregues encartes sobre a história do “Mundo Maia†e “Caderno Educativo†elaborados pela Embaixada do México no Brasil e pela Secretaria Municipal de Cultura. “Esse encontro nos aproxima ainda mais do México e da rica cultura do paÃs, no qual será realizado esse ano o Congresso Internacional do Skal, na capital mexicana. Além disso, amplia o networking e gera novas oportunidades de negócios†disse Aristides de La Plata Cury, presidente do Skal São Paulo.
|