"Na França, as companhias aéreas pararam de pagar comissÔes em 2005.
O modelo de âservices feesâ, que jĂĄ funcionava nos Estados Unidos, foi rapidamente implantado.
Na verdade, o fim das comissÔes foi um marco, que forçou adoção de nova atitude por parte dos agentes de viagens.
Eles entenderam que deveriam vender o real valor do trabalho que executam.
AgĂȘncias pequenas e mĂ©dias devem cobrar de acordo com o serviço prestado.
De alguma forma, isso as obriga a ter maior controle das finanças â o que induz a uma melhor performance, jĂĄ que tĂȘm o olhar mais atento Ă s receitas e despesas.
A introdução dos âtransaction feesâ, para cada operação, trouxe grande transparĂȘncia na relação da agĂȘncia com os clientes, pessoas fĂsicas, corporativos, grandes ou pequenos.
Em viagens de negĂłcios, particularmente, mas tambĂ©m no caso das viagens a lazer, a assistĂȘncia profissional Ă© altamente desejada, alĂ©m dos serviços exclusivos.
AgĂȘncias corporativas provĂȘem em linhas de contato 24 horas e fazem a diferença para grupos multinacionais.
Algumas pessoas previram o desaparecimento de 30% das agĂȘncias de viagens. Mas isso, realmente, nĂŁo aconteceu.
Talvez 10 % delas tenham fechado as portas, mas tambĂ©m, devido Ă Internet, novo player do mercado, e que forçou essa ârevolução culturalâ.
Ă verdade que logo apĂłs o corte das comissĂ”es aĂ©reas, as agĂȘncias incentivaram a venda de hotĂ©is, jĂĄ que eles representavam a Ășnica fonte de receita tradicional, juntamente com as locadoras de veĂculos.
Hoje, hotéis pagam pelo menos 8% de comissão aos hotéis duas estrelas, por exemplo. Mas, geralmente, 10%.
Na minha opiniĂŁo, uma boa agĂȘncia de viagens, provendo serviço de fato ao cliente e consumidor final, continuarĂĄ tendo valor e sucesso.
TambĂ©m Ă© importante citar que as companhias aĂ©reas começaram a estabelecer metas para remunerar as agĂȘncias de viagens, o que foi uma revolução na Ă©poca.
A transição do modelo de comissão para remuneração por fee não foi muito longa, com a Internet crescendo muito naquela época .
Os agentes tinham, de qualquer forma, de repensara maneira de trabalhar".
|