Anna Karen Moraes Schmit, diretora de Gestão de Produtos, conduziu hoje (11/08) palestra a convite do SKAL/SP. Desde o inÃcio da gestão de Walter Teixeira na presidência da entidade são promovidos encontros para o debate de tendências de mercado e impactos no setor de viagens e turismo. “Tendência/Skal! Impacto das mudanças na adquirência de cartões de crédito no segmentoâ€. Este foi o tema central do evento realizado no tradicional Bar Brahma em SP, a partir das 12h30, com o patrocÃnio do Grupo TX. Na oportunidade, a palestrante apresentou uma visão sobre a evolução do setor, que ratifica a utilização dos cartões de crédito como uma tendência global, assim como a relação entre os diferentes elos que compõem a dinâmica entre emissores, portadores, estabelecimentos, bandeiras e a Cielo, credenciadora lÃder, revelado os diferenciais do caminho da transação na maior rede de pagamentos do paÃs.
Segundo Walter Teixeira, presidente do SKAL-SP e anfitrião do evento, “com a expansão dos meios eletrônicos, a evolução do sistema e a redução de risco, que aumenta a confiabilidade e o valor dos cartões, fÃsicos e virtuais, o setor de viagens e turismo será, cada vez mais, beneficiadoâ€.
Dados do setor de turismo
- O Turismo representou cerca de 6% dos volumes capturados pela Cielo em 2009 quando comparado ao total com cartões, acima dos cerca de 4% de sua representatividade na economia. Comparando-se com segmentos PF – Pessoa FÃsica, equipara-se a segmentos de alto consumo como construção, serviço e restaurantes.
- O crescimento dos cartões no mercado é representativo, já que mesmo menor que a média da indústria, de 31,5%, esse segmento foi o primeiro a estabelecer cultura de cartão.
- O Faturamento em R$ com Cartões Visa no Segmento de Turismo representa: 49% das cias aéreas, 33% dos hotéis, 15% Operadoras e 3% Locadoras.
- Os cartões PJ do mercado apresentam hoje um faturamento nos segmentos de companhias aéreas, hotéis e locadoras estimado de R$ 6,2 Bi.
- A penetração estimada de cartões no mercado de viagens corporativas é ainda limitada (36%) dado o baixo uso do segmentos de evento, hotelaria e locação, que tem o “faturado†como a principal forma de cobrança.
- A porcentagem de meios de pagamento nas viagens corporativas são: 65 faturado, 19% outros cartões e 16% cartões virtuais.
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