Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

35º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens

Encerrado com balanço do PROAGÊNCIA e lançamento do novo PORTAL ABAV

Agentes de viagens, operadores turísticos, empresários do turismo e dos demais segmentos do setor presentes ao evento participaram em peso do último seminário programado, que tratou do tema “Agências de Turismo – Força Renovadora do Turismoâ€. Com a presença da Coordenadora do PROAGÊNCIA, Isa Garbin, do diretor do ICCABAV – Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional - Antônio Azevedo e do coordenador nacional da carteira de projetos de Turismo do SEBRAE Nacional, Dival Schmidt, o seminário contemplou duas abordagens distintas e complementares. A primeira, conduzida pela especialista Magda Vila, ofereceu uma síntese das ações do PROAGÊNCIA. A segunda, com apresentação de Wilma Bolsoni, tratou de contextualizar o novo PORTAL ABAV no mundo da tecnologia da informação e das mudanças rápidas da internet.

Pesquisa Setorial

Magda Vila lembrou que o trabalho do PROAGÊNCIA, fruto de parceria entre ABAV e SEBRAE, começou em bases sólidas. Em 2006, por ocasião do 34º Congresso, foi divulgada uma pesquisa setorial ampla, com amostragem consistente de agentes de viagens e operadores turísticos de todo o país. “A pesquisa foi determinante para traçarmos os programas subseqüentes, tendo em conta as revelações e indicadores de tendências reveladasâ€, disse Magda.

Fórum de Gestão para Gestores

Tratou-se de um programa de treinamento presencial realizado entre junho e agosto de 2007 em todas as capitais brasileiras, com a chancela e participação ativa das ABAVs de cada estado, visando reorientar os Agentes de Viagens para os novos tempos. Questões cruciais, como a importância de se aprimorar a qualidade dos serviços prestados, melhorar o relacionamento interpessoal, criar alternativas de renda e usar a internet a favor dos negócios do Agente de Viagens foram trabalhadas nos Fóruns de Gestão para Gestores. Os participantes puderam trabalhar a projeção do agenciamento de viagens para o ano de 2017, como forma de se identificar tendências e propiciar a reflexão.

Gestão de Processos

O PROAGÊNCIA não hesitou em ousar, ao lançar o curso Gestão de Processos por EaD (Educação a Distância). Dival Schmidt mencionou o fato de que o ensino à distância ainda é pouco utilizado no país. E que o uso da internet para esse fim é novo e enfrenta resistências. “O PROAGÊNCIA está no caminho certo quando adota e acredita nas possibilidades do ensino a distância. Há pesquisas que atestam a eficiência desta modalidade pedagógica em outras áreas. Por isso, o programa sobre Gestão de Processos será retomado pelo PROAGÊNCIA em meados de novembroâ€, afirma Schmidt.

Gestão por Competências

Para finalizar o balanço das atividades do PROAGÊNCIA, Magda Vila expôs um resumo do que vem a ser a ‘Ãrvore de Competências’ do Agenciamento de Viagens e Operações Turísticas. Trata-se de uma metodologia de avaliação de desempenho que permite planejar e monitorar a capacitação profissional e definir as novas competências dos profissionais. Magda Vila enfatizou que “a Ãrvore de Competência constitui um modelo que permite adequar melhor o perfil profissional às necessidades das agências. Além de contemplar cenários sob forte impacto de mudanças, esta modalidade de gestão proporciona às empresas contratações mais bem sucedidas, com rapidez e eficiênciaâ€.

Segundo o modelo, são identificadas 11 funções na estrutura ocupacional do setor de Agenciamento e Operação Turística:

(01) Diretor ou Gerente de Agenciamento e Operações Turísticas;

(02) Assistente Administrativo-Financeiro;

(03) Promotor de Viagens;

(04) Executivo de Contas Corporativas;

(05) Assistente de Marketing;

(06) Agente de Viagens;

(07) Consultor de Viagens;

(08) Operador de Emissivo;

(09) Operador de Receptivo;

(10) Emissor de Consolidadora;

(11) Atendente de Agências de Viagens.


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br