A indústria turÃstica brasileira, em função das dimensões continentais do paÃs, precisa contar com um sistema eficiente de comunicação e com uma rede de distribuição de produtos capazes de atender a demanda de cada localidade, de cada região e de cada Estado da Federação. Esse papel cabe ao Agente de Viagens – o elo inaugural de uma ampla corrente que faz movimentar os negócios do turismo, numa perspectiva de segmentação crescente.
Muito mais que a simples venda de passagens, as Agências de Viagens estão diante da necessidade de incorporar a oferta de serviços especializados em produtos turÃsticos, na busca de aumentar o grau de satisfação do viajante e criar vÃnculos positivos que favoreçam a fidelização.
Cada vez mais, o Agente de Viagens é o profissional dedicado a desenhar, junto com o cliente, as melhores opções em matéria de destino, meios de hospedagem, meios de transportes nos diferentes modais (aéreo, fluvial, marÃtimo, ferroviário e rodoviário), contratação de serviços de receptivo e todo o detalhamento para garantir o sucesso da viagem.
O Agente de Viagens como mero intermediário de bilhetes e hotelaria está fadado à extinção. As novas exigências do mercado, em tempos de comunicação on-line, concorrência acirrada e valorização crescente de serviços agregados a produtos são fatos que requerem um jeito novo de ver e pensar a dinâmica dos negócios de turismo.
O cenário está em processo de mudança. Há sinais claros de que as Agências de Viagens, por iniciativa da ABAV Nacional e de instituições parceiras, buscam se reposicionar no mercado, à luz das novas necessidades e exigências do usuário. Isso sinaliza para o resgate da importância do agente de viagem, responsável por milhares de empregos diretos e indiretos em todo o paÃs e o elo de ligação natural entre o viajante e a operação turÃstica como um todo.
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