Segundo pesquisa divulgada no dia 01 de outubro de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e EstatÃstica (IBOPE), 15,2 milhões de brasileiros declararam-se vegetarianos, o que equivale a 8% da população.
São Paulo é a cidade com maior número de vegetarianos com 7% da população (792 mil pessoas). Fortaleza têm a maior porcentagem de vegetarianos, com 14% da população da cidade (350 mil pessoas). Próximas da média nacional estão Curitiba, com 11%, Rio de Janeiro com 10% (630 mil vegetarianos), BrasÃlia e Recife com os mesmos 10% e Belo Horizonte, com 9% da sua população declarando-se vegetariana. As cidades com menor porcentagem de vegetarianos entre as capitais estudadas são Salvador e São Paulo, com 7%, seguidas por Porto Alegre, onde foram verificados apenas 6% de vegetarianos.
Para George Guimarães, diretor da Nutriveg Consultoria em Nutrição Vegetariana , empresa especializa no atendimento de pacientes vegetarianos e veganos, os números detectados pelo IBOPE seguem a tendência mundial onde o crescimento do vegetarianismo traz números que incrementam a cada ano: “Quanto mais as pessoas têm acesso à informação sobre a viabilidade das dietas vegetarianas e sobre os benefÃcios que ela traz, mais o número de adeptos aumenta. Isso está sendo observado em todo o mundo. Nos EUA, um estudo apontou que em 2011 o consumo de carne nos EUA teve uma redução de 12% em comparação a 2007â€. Guimarães atribui o aumento no número de vegetarianos não somente ao maior acesso à informação sobre os benefÃcios de uma dieta vegetariana por meio da pesquisa espontânea ou da visibilidade proporcionada pela grande mÃdia, mas também ao incansável trabalho de difusão da informação realizado por ativistas pelos direitos animais.
Sobre George Guimarães : Diretor da Nutriveg Consultoria em Nutrição Vegetariana e Presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães é nutricionista especializado em dietas vegetarianas e ativista com quase duas décadas de história na luta pelos direitos animais.
Principal referência para a mÃdia nacional e para a comunidade acadêmica no paÃs quando o tema é a nutrição vegetariana, George Guimarães também tem atuação no exterior, onde frequentemente apresenta o trabalho da ONG VEDDAS em conferências de direitos animais, o que lhe permite grande integração e troca de experiências com grupos internacionais. |