Criado em outubro de 2002, o IPETURIS apresentou propostas, participou de diversas licitações e concorrências tornando-se vencedor de algumas delas, sendo escolhido para execução de importantes trabalhos, tais como:
1 - Utilização das Agências de Turismo nas Compras de Viagens
Pesquisa realizada dentro das salas de embarque dos Aeroportos de CGH e GRU, com passageiros efetivos que compraram suas viagens em agências de turismo do Estado de São Paulo.
2 - Projeto e Carta Consulta para inclusão de Parati-RJ no Programa Monumenta
Estudo para atestar aspectos técnicos no credenciamento da cidade para captar recursos do Ministério da Cultura e do BID, para financiar a recuperação, preservação e uso sustentável do seu patrimônio arquitetônico e cultural.
3 - Utilização da Tabela de Valores Referenciais de Serviços e Reposição de Custos
Pesquisa realizada com os associados do sindicato, procurou identificar porque o agente de turismo não utiliza a tabela, aprovada pela Secretaria de Defesa Econômica, para cobrar serviços não comissionados pelos fornecedores.
4 - Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentado do CIVAP
Estudo para o CIVAP, consórcio que reúne 16 municípios da região do vale do Rio Paranapanema, que encomendaram ao Ipeturis um plano para apontar caminhos para despertar a vocação turística da região garantindo a exploração adequada do potencial da região.
5 - Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentado para a Região de Novo Horizonte - SP
Estudo para o desenvolvimento econômico da região de Novo Horizonte buscando no turismo a chave para seu crescimento econômico, potencializado pela Hidrovia Tietê – Paraná.
6 - Estudo da Tendências Consultoria sobre carga tributária
Estudo realizado para a identificação do valor agregado nos elos constituídos pelas agências de viagens e agências de viagens e turismo, objetivando definir a base de cálculo dos impostos incidentes sobre o setor. Foi coordenado pelo IPETURIS e realizado em conjunto com a empresa Tendências Consultoria. O estudo foi encomendado ao IPETURIS pelas entidades do setor de agenciamento Bito, Abav-CN, Abav-SP, Braztoa, Favecc, Belta e Sindetur-SP.
7 - Estudo para implantação de Escola Técnica de Turismo
Estudo de viabilidade de mercado e econômico – financeiro objetivando implantar em São Paulo uma escola de capacitação técnica em turismo. Foi realizado pela GV Consult, órgão da FGV- Fundação Getulio Vargas de São Paulo, sob a orientação e coordenação do IPETURIS, em atendimento a encomenda feita pelas entidades Abav-SP, Braztoa, Favecc, Belta, e Sindetur-SP.
8 - Publicação do livro “Obrigações e Contratos em Viagens e Turismo”, de autoria do Dr. Joandre Ferraz, pela Editora Manole
Obra de autoria do Dr. Joandre Ferraz e uma co-edição do IPETURIS com Editora Manole, o livro “Obrigações e Contratos em Viagens e Turismo” preenche uma lacuna no setor editorial do Direito do Turismo, tratando de temas atuais e de extrema importância para o trade turístico.
9 - Diagnóstico de Desenvolvimento Turístico da Região do Delta do Rio Parnaíba
Estudo realizado para a Infraero, com aplicação de 1.200 questionários junto aos turistas visitantes de 7 cidades com potencial turístico, localizadas no litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, Região do Delta do Parnaíba, para mensurar o impacto no desenvolvimento regional decorrente dos investimentos feitos em infra-estrutura no Aeroporto de Parnaíba – PI.
10 - Pesquisa do Nível de Conhecimento e de Satisfação dos Associados do Sindetur-SP
Pesquisa realizada junto aos associados com o objetivo de identificar o nível de conhecimento e avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelo Sindetur-SP e quais os serviços que não são oferecidos pelo Sindetur-SP que os associados consideram importantes.
11 - Caracterização da Demanda e Dimensionamento dos Impactos Econômicos das Viagens de Cruzeiros Marítimos no Brasil
Pesquisa realizada para a ABREMAR com a finalidade de avaliar o dimensionamento do fluxo de turistas de cruzeiros marítimos no Brasil e os impactos sócio-econômicos destas viagens.
12 - Estudo Preliminar sobre o Potencial Turístico da Região Sudeste
Pesquisa de gabinete realizada para a Agência de Desenvolvimento de Turismo da Macrorregião Sudeste, em outubro de 2006, com o objetivo de compilar dados referentes à infra-estrutura e superestrutura turísticas da região, identificando os produtos turísticos em operação e em potencial, segmentos turísticos abrangidos, calendário de eventos, além de elaborar uma visão geral do mercado emissivo e receptivo existentes, demonstrando a importância do mercado de viagens de curta distância.
13 - Estudo sobre Equalização Tributária e Tarifária para Atividades Turísticas nos Estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Pesquisa de Gabinete realizada para a Agência de Desenvolvimento de Turismo da Macrorregião Sudeste, em outubro de 2006, para levantamento dos principais tributos e tarifas estaduais e municipais incidentes sobre a cadeia do turismo, sugerindo medidas que possam propiciar a equalização tributária e fiscal na região Sudeste, visando maior competitividade do turismo na região.
14 - Realização do Seminário “Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável” em parceria com a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo
Evento realizado nos dias 21 e 22 de março de 2007, com a função de levar informação e capacitação técnica para vereadores e prefeitos e dirigentes de turismo do interior do Estado de São Paulo, que contou com as apresentações do Prof. Mário Carlos Beni, Prof. Luiz Renato Ignarra e Eduardo Vampré do Nascimento, além de representantes do Meio Ambiente. |