Branca, Preta e Camburí contemplam belezas únicas e diversos atrativos aos turistas
Consideradas secretas e até confundidas com as de nudismo, as três praias mais isoladas do Guarujá – Branca, Preta e Camburí – estão próximas do centro da cidade e com acesso somente por meio de trilhas. A primeira e principal delas, que permite a entrada às três praias pela Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, é a Trilha das Ruínas.
A Praia Branca, conhecida também como Prainha, atrai surfistas devido às suas ondas com boas formações. O local possui restaurantes e pousadas para atender turistas e tem como destaque a simplicidade. Há, ainda, uma igreja chamada Imaculada Conceição, palco de casamentos e missas. Segundo os moradores da região, a praia tem esse nome por conta da cor da areia, que contém grãos branquinhos.
No que diz respeito à Praia Preta, o acesso é possível a partir de uma trilha de nível moderado, com um trajeto de cerca de 800 metros. Por este motivo, a recomendação é de que o percurso seja feito com o auxílio de um guia e, de preferência, usando um tênis confortável. A cor da areia é mais escura e o local é mais deserto, fator que contribui para aumentar a falsa fama de nudismo que os turistas atribuem à praia.
Composta por uma cachoeira com água doce, a praia de Camburí é mais afastada das outras duas. O local abriga variadas espécies de animais e plantas, transformando-se em um ponto de aprendizagem para estudantes e possibilitando excursões escolares, uma vez que permite o estudo do ecossistema costeiro e da vegetação.
“Branca, Preta e Camburí são belas praias que, às vezes, por serem escondidas e consideradas ‘secretas’, acabam não sendo tão aproveitadas e conhecidas pelos turistas. Cada uma delas tem o seu diferencial e, juntas, ajudam a enriquecer ainda mais o turismo da cidade”, afirma Maria Laudenir de Oliveira, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.
Clique aqui para ver a galeria de imagens. |