No último dia 10 de janeiro, o Ministério do Turismo divulgou uma lista preliminar com os destinos que serão divulgados em campanhas publicitárias para o mercado interno e aos países do Mercosul durante a realização da Copa do Mundo de 2014. A intenção do ministério é aumentar a oferta de atrativos oferecidos aos turistas da Copa, beneficiando também os municípios localizados no entorno das cidades-sede e de fácil acesso para os turistas. O trabalho será realizado em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de turismo, que deverão sugerir os destinos a serem trabalhados dentro de critérios estabelecidos pelo MTur.
Nesta primeira lista, na qual o Guarujá não consta como destino a ser divulgado, o órgão usou como critério distância até a cidade-sede; atrativos dos segmentos de sol e praia, ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia; e estrutura da cidade para receber o visitante.
A presidente do GCVB, Maria Laudenir Oliveira, e a Secretária de Turismo da cidade de Guarujá, Maria Eunice Ribeiro Leão Grötzinger, enviaram ofícios ao Deputado Estadual Itamar Borges e ao Secretário Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, pedindo apoio para a inclusão de Guarujá na relação dos destinos, tendo em vista que a cidade tem atrativos que contemplam todos os critérios estabelecidos pelo MTur. Ou seja: Guarujá está localizada próxima da cidade de São Paulo, com deslocamentos que duram em média 54 minutos; possui excelente infraestrutura rodoviária; a maior oferta hoteleira de todas as cidades do litoral do Estado de São Paulo (9 mil leitos, incluindo dois resorts de alto padrão); renomada e diversificada rede gastronômica e se orgulha de ter sido o primeiro município do Brasil a conquistar a certificação Bandeira Azul para uma de suas belas praias urbanas. A distinção confirma o potencial e a vocação turística de Guarujá; uma vez que tal título adota como critérios não apenas a qualidade da água, mas também informação e educação ambiental, conservação do meio ambiente local, segurança, serviços e infraestrutura de apoio.
Tais mobilizações já surtem efeito. Questionado pela imprensa local, Gastão Vieira, ministro do Turismo, respondeu ao jornal diário (30/01/2012) A Tribuna, que “Aquela (lista) foi uma primeira seleção. Estamos trabalhando em uma nova relação, que vai contemplar outros destinos e produtos que serão divulgados também no mercado interno”. Aldo Rabelo, ministro do Esporte, complementou: “...Santos e Guarujá possuem todos os requisitos, como fácil acesso rodoviário, infraestrutura hoteleira, e locais para treinamento”.
A prefeita do Município de Guarujá, Maria Antonieta e a secretária municipal de Turismo, Maria Eunice Grotzinger, estiveram ontem (01) em Brasília, para uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na qual deram andamento às negociações e à defesa da inclusão da cidade na lista dos destinos a serem divulgados pelo MTur.
“Todas as instituições que compõem o Guarujá, sejam públicas ou privadas, estão e permanecerão mobilizadas e engajadas para que o município seja incluído na próxima lista de destinos a serem promovidos pelo MTur. Esperamos que, além de fazer jus aos critérios estabelecidos, a promoção de Guarujá em campanhas publicitárias do governo federal trará desenvolvimento para a nossa cidade e, conseqüentemente, aos moradores”, afirma Maria Laudenir.
|