* Jorge Medauar
O maior cuidado ao escrever este depoimento foi não cair na obviedade.
Não ser repetitivo. Não dizer aquilo o que já é sabido e consabido. Mas confesso: foi difícil, muito difícil. Guarujá é uma unanimidade. Todos gostam, preferem e procuram pelos mesmos motivos. “Seja para o ócio, seja para o negócio”, como dizia o título de um velho anúncio.
De modo que, se há uma coisa que merece destaque especial no FAMTOUR realizado pelo GCVB, Casa Grande, Delphin e Sofitel, este destaque ficará por conta da sinergia dos parceiros. Do uníssono esforço para guindar o Guarujá a um patamar ainda mais elevado no cenário do turismo de negócios. Afinal, o Pré-Sal já começa a dar sinais e, como foi dito na Base Aérea de Santos, a cidade precisa se preparar, de aparelhar, criar infra-estrutura para atender a demanda. Centro de convenções, aeroporto, os próprios recursos urbanos, portanto, são condição sine-qua-non para um novo Guarujá. E aí surge diante dos meus olhos, para uma palpitação arrítmica do meu coração, o paradoxo entre o crescimento e a conservação de um Guarujá que há muito é o preferido destino “objeto de desejo” ,seja “para o ócio ou para o negócio”.
Foi muito bom ver os empresários do turismo e o governo debatendo o tema. Foi muito bom estender essa discussão às agências e clientes.
A democracia e o compartilhamento ideias, as tomadas de decisão em conjunto, sempre são muito bem-vindos. O que não é bem vindo é o desenvolvimento a qualquer custo, destrutivo, avassalador, irresponsável. E é sobre isso que todos nós, que emocional ou racionalmente estamos envolvidos com o Guarujá, devemos colocar o nosso olhar. Para que a poesia que vem sobre as ondas da Enseada, de Pitangueiras, do Tombo, seja preservada. Para que a música soprada nos coqueiros, continue embalando os nossos sonhos. E, assim, a princesinha do mar continue reinando em nossas vidas – seja para o ócio, seja para o negócio – como dizia o título de um velho anúncio.
Artigo de Jorge Medauar
VP de Desenvolvimento Setorial de Incentivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e Diretor de Planejamento Criativo da Total On Demand, empresa do Grupo Totalcom
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