Uma parceria inédita que vai aproximar o litoral do interior e incrementar o desenvolvimento e a promoção turística de Campinas e Guarujá acaba de ser oficializada. Trata-se do acordo de Cooperação Mútua, assinado na tarde desta terça-feira (15), em São Paulo, pelos presidentes do Guarujá Convention & Visitors Bureau, Ricardo Roman Junior, e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Antonio Guimarães.
Segundo Roman, através da oficialização do acordo será possível criar roteiros que contemplem visitas às duas regiões. “Ainda não temos esse pacote definido, mas pretendemos criá-lo em parceria com operadoras e companhias aéreas. A porta de entrada desses turistas, no entanto, será o aeroporto de Vira Copos, em Campinas, e a finalização do trecho Sul do Rodoanel, no ano que vem, vai incrementar a rota rodoviária e aproximar o interior do litoral”, completa.
Em Guarujá, os locais incluídos no roteiro serão, além das praias, o aquário Acquamundo – o maior da América do Sul -, museus, mirantes e fortes. Já em Campinas serão exploradas visitas à fazenda Toscana, compras em Pedreira e em shoppings, tour em Jaguariúna e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), refeições nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, além de passeios a fazendas de flores de Holambra. A comercialização do roteiro oficial está programada para o ano que vem.
“Estamos focando está ação em turistas de outros estados, que quando vêm ao sudeste acabam se limitando a visitar o Rio de Janeiro e a capital paulista. Países da América do Sul também serão prioridade”, diz Guimarães.
O acordo prevê ainda o apoio mútuo na divulgação de eventos institucionais, a exemplo do Festival Gastronômico de Guarujá, que desde o dia 02 de setembro vem incrementando o fluxo de turistas no município. “Vamos promover o evento no site do Campinas Convention e deixar, inclusive, espaço para a divulgação de banners. O Guarujá vai fazer o mesmo quando realizarmos os nossos projetos”, acrescenta Guimarães.
As duas entidades não excluem a possibilidade de assinar Acordos de Cooperação com outras regiões. “Estamos muito otimistas com a parceria e o termo não prevê exclusividade. Temos que usar a criatividade e incentivar as parcerias para fomentar o turismo de nossos destinos. E esta iniciativa poderá se tornar exemplo para vários CVB´s brasileiros e novos roteiros turísticos se formarão através desta ação. Se ambos os destinos envolvidos se fortalecerem, toda e qualquer união é bem vinda”, diz o presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.
Para ver as fotos do evento, clique aqui.
|