O Festival Gastronômico de Guarujá chega à 3ª edição consolidando sua posição de maior evento do gênero da Baixada Santista. Entre 02 de setembro e 18 de outubro, cerca de 50 restaurantes, bares e quiosques vão oferecer o que há de melhor na culinária regional, nacional e internacional. O evento, que já nasceu com grandes perspectivas de expansão, gerou, desde o seu lançamento, resultados além do esperado. Foi no final de 2006 que o Guarujá Convention & Visitors Bureau começou a idealizar o Festival. Naquela época a entidade ainda não sabia, mas mais tarde o evento se transformaria numa das principais atividades fomentadoras do turismo no Guarujá.
A idéia do Guarujá Convention era associar o setor gastronômico ao recém criado GCVB e discutir a formatação de um Festival que pudesse aumentar o fluxo de turistas, diminuindo a sazonalidade, incrementando a rede hoteleira e posicionando Guarujá como destino de praia badalado e com qualidade incontestável de restaurantes, bares e bistrôs. A entidade queria transformar a Ilha de Santo Amaro na melhor opção gastronômica da região.
“Para viabilizar o projeto nos reunimos com empresários do setor de alimentos e discutimos a formatação do Festival. Depois que todos os envolvidos concordaram com as propostas, o próximo passo da entidade foi buscar apoio local para o evento, solicitando parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá e Prefeitura Municipal de Guarujá, que prontamente concordaram em nos ajudar”, lembra o presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau, Ricardo Roman Junior.
A 1ª edição do Festival foi realizada pelo Guarujá Convention & Visitors Bureau com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, da Prefeitura Municipal de Guarujá e da Secretaria Municipal de Turismo, entre 10 de agosto a 09 de setembro de 2007. Contou com 22 estabelecimentos participantes e teve como eventos paralelos o Festival de Folclore de Guarujá, Cine 8 e meia, Clube da Orla e Corrida de Garçons. Gerou um total de R$ 207.790,00 em mídia espontânea. O evento teve o patrocínio ainda do Ministério do Turismo e da Visa.
Já na sua 2ª edição, como o Guarujá Convention já tinha dado pontapé inicial - inclusive com apóio financeiro – para a realização do evento, o conselho diretor do GVCV deliberou a criação de um comitê organizador formado por 8 integrantes de entidades envolvidas e representantes do setor gastronômico, que decidiram transferir a organização do evento para a Associação Comercial de Guarujá por duas razões: a Associação tinha mais estrutura para conduzir o Festival e o Guarujá Convention queria manter a sua finalidade como apoiador de eventos, e não organizador.
Com apoio do GCVB e da Associação dos Quiosqueiros de Guarujá, essa edição do Festival contou com 45 estabelecimentos participantes, salto muito expressivo se comparado com aos 22 participantes do ano anterior. Como eventos paralelos foram realizados o Clube da Orla e a Corrida de Garçons. O Festival gerou também R$ 5.518.407,50 em mídia espontânea e contou com o apoio institucional do SEBRAE-SP, patrocínio da Boemia e co-patrocinio da Enoteca Fasano.
Depois de idealizar, organizar e colocar o Festival Gastronômico no cardápio turístico da região da baixada santista, as entidades responsáveis pelo evento decidiram terceirizar a 3ª edição do evento. A idéia é manter a profissionalização do Festival, que este ano será conduzido a quatro mãos, através da Monduba Assessoria Promocional, Publicitária e Marketing e Núcleo Produções e Soluções. A comissão organizadora do evento, no entanto, foi mantida. Seus integrantes se reúnem toda a semana com as empresas contratadas para garantir que o Festival mantenha sua trajetória de sucesso e se consolide como um dos maiores eventos gastronômicos do Estado de São Paulo.
“O Festival Gastronômico de Guarujá é um excelente exemplo de fomento ao turismo da região e comprova que o GCVB tem como objetivo majoritário investir na qualidade dos serviços oferecidos em Guarujá, trazendo profissionalismo e união do setor privado e público. O evento vem superando expectativas em cada edição e demonstra aos nossos visitantes que a cidade oferece varias opções que vão além das belezas naturais. Em 2009, pretendemos repetir o sucesso das edições anteriores e consolidar definitivamente o nosso Festival através da sofisticada e diversificada gastronomia oferecida pelos estabelecimentos participantes” comemora Ricardo Roman Junior.
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