Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

A radiografia do setor de cruzeiros marítimos sob a ótica dos agentes de viagens

Por iniciativa do SINDETUR–SP (Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo) e da ABAV–SP Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado de São Paulo, no último dia 3 de outubro, foi realizado com sucesso de público e ampla repercussão nacional de mídia, o I Cruise Day. Aproveitando o dia, inteiramente dedicado ao mercado de cruzeiros marítimos, o IPETURIS – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, órgão de estudos do turismo fundado e mantido pelo Sindetur-SP, realizou uma pesquisa com 311 agentes de viagens presentes ao Cruise Day, com o objetivo de identificar o preparo dos profissionais do setor de distribuição frente às exigências do segmento que mais cresceu e deve continuar crescendo no País. A coleta dos dados contou com o apoio do Núcleo de Turismo da USP-Leste. Além de identificar as necessidades dos agentes de viagens para incrementar as vendas do setor, o estudo aferiu a opinião dos entrevistados em relação ao perfil do público-alvo de cruzeiros marítimos (demanda potencial), entre outros aspectos pertinentes ao tema.

Os resultados da pesquisa já fornecem subsídios para que as companhias marítimas – armadoras e representantes comerciais – possam oferecer condições adequadas de comercialização aos agentes, no que tange ao material promocional e de apoio às vendas, treinamentos e capacitação, comissões e acordos comerciais.

Acesse os links para gráficos contendo resultados preliminares da pesquisa

No primeiro bloco, os entrevistados foram questionados sobre aspectos que possibilitam compor um breve perfil do público-alvo para a venda de cruzeiros marítimos, avaliando: tipos de grupos (aspectos identificados da demanda potencial); idade mínima e idade máxima. Além disso, os agentes de viagens entrevistados foram estimulados a indicar as características ideais para a venda de um cruzeiro marítimo (duração máxima e mínima), e estimar a dimensão ideal do mercado de cruzeiros marítimos no Brasil.

Os resultados apresentados (veja alguns dos gráficos já disponíveis, clicando nos links) são preliminares. Desde já, entretanto, os dados revelam o grande interesse das agências de viagens na venda de cruzeiros marítimos. O relatório final será divulgado em breve, através da realização de uma coletiva de imprensa.


Mais informações para a imprensa:
Karina Rodrigues
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8527
E-mail: redacao1@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br