Por iniciativa do SINDETUR–SP (Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo) e da ABAV–SP Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado de São Paulo, no último dia 3 de outubro, foi realizado com sucesso de público e ampla repercussão nacional de mÃdia, o I Cruise Day. Aproveitando o dia, inteiramente dedicado ao mercado de cruzeiros marÃtimos, o IPETURIS – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, órgão de estudos do turismo fundado e mantido pelo Sindetur-SP, realizou uma pesquisa com 311 agentes de viagens presentes ao Cruise Day, com o objetivo de identificar o preparo dos profissionais do setor de distribuição frente à s exigências do segmento que mais cresceu e deve continuar crescendo no PaÃs. A coleta dos dados contou com o apoio do Núcleo de Turismo da USP-Leste. Além de identificar as necessidades dos agentes de viagens para incrementar as vendas do setor, o estudo aferiu a opinião dos entrevistados em relação ao perfil do público-alvo de cruzeiros marÃtimos (demanda potencial), entre outros aspectos pertinentes ao tema.
Os resultados da pesquisa já fornecem subsÃdios para que as companhias marÃtimas – armadoras e representantes comerciais – possam oferecer condições adequadas de comercialização aos agentes, no que tange ao material promocional e de apoio à s vendas, treinamentos e capacitação, comissões e acordos comerciais.
Acesse os links para gráficos contendo resultados preliminares da pesquisa
No primeiro bloco, os entrevistados foram questionados sobre aspectos que possibilitam compor um breve perfil do público-alvo para a venda de cruzeiros marÃtimos, avaliando: tipos de grupos (aspectos identificados da demanda potencial); idade mÃnima e idade máxima. Além disso, os agentes de viagens entrevistados foram estimulados a indicar as caracterÃsticas ideais para a venda de um cruzeiro marÃtimo (duração máxima e mÃnima), e estimar a dimensão ideal do mercado de cruzeiros marÃtimos no Brasil.
Os resultados apresentados (veja alguns dos gráficos já disponÃveis, clicando nos links) são preliminares. Desde já, entretanto, os dados revelam o grande interesse das agências de viagens na venda de cruzeiros marÃtimos. O relatório final será divulgado em breve, através da realização de uma coletiva de imprensa. |