Dados foram apresentados hoje (26) em coletiva de imprensa
O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) e o Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) realizaram, na manhã desta terça-feira (26), no restaurante Cantaloup, em São Paulo, a apresentação do Sistema de Indicadores Econômicos do Agenciamento TurÃstico 2012, a qual contou com a participação de jornalistas da grande imprensa, entidades de agenciamento e de fornecedores de serviços turÃsticos.
Na ocasião, estiveram presentes Eduardo Nascimento e Marciano Freire, presidente e diretor Executivo do Sindetur-SP e Ipeturis, respectivamente, e Juliana Bettini, coordenadora da pesquisa pelo Ipeturis. “Esse painel é inovador e não existe no Brasil. Ele é importante porque retrata fielmente o que é o mercado de agenciamento turÃstico atualmenteâ€, ressalta Juliana, que realizou a pesquisa com a supervisora de campo Grislayne Guedes, também presente no evento.
O estudo teve uma amostra ampla de 625 empresas entrevistadas. No resultado foi constatado que a idade média das empresas é de 17 anos, sendo que um percentual de 23,7% tem entre 21 e 30 anos. “Isso, realmente, foi uma novidade para nós. A maioria dessas empresas comercializa um leque grande de produtosâ€, comentou Freire.
O volume de vendas das grandes empresas foi superior no segundo semestre do ano passado (R$ 385 milhões), frente aos R$ 266 milhões registrados no primeiro semestre. Os meses de vendas da alta temporada de verão – outubro e novembro – são os mais expressivos para estas agências. A pesquisa ainda apontou que, no geral, os destinos internacionais têm maior representatividade na comercialização de pacotes. Entretanto, durante o segundo semestre de 2012, observou-se que os produtos nacionais ganharam força.
“Isso se deve ao valor do produto oferecido na viagem internacional ser maior que o nacional, pois realmente são mais caros; porém, o número de viajantes domésticos é maiorâ€, destaca Freire. Outro fator que foi ressaltado refere-se ao aquecimento corporativo no perÃodo e a tradição de destinos nacionais de sol e praia durante a temporada de verão.
Ao final da apresentação, o diretor Executivo afirmou que em breve serão divulgadas novas pesquisas; entre elas está um estudo sobre mÃdias sociais no agenciamento de viagens. “Uma das missões do Sindetur-SP é disponibilizar informação técnica, atualizada e gratuita, para aprimoramento profissional do agente de turismoâ€, finaliza Freire.
Clique aqui para ver a galeria de imagens.
Sobre o Sindetur-SP
O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), fundado há 62 anos, é o representante legal da categoria econômica em sua base territorial, no Estado de São Paulo. A entidade tem entre suas missões constituir-se em foro permanente de estudos e debates da indústria do turismo, na perspectiva do desenvolvimento técnico e econômico da intermediação e distribuição de serviços turÃsticos.
Também faz parte da missão do Sindetur-SP propiciar o aprimoramento dos agentes de turismo por meio da capacitação profissional e acesso à informação técnica atualizada e de qualidade. Atualmente, o Sindicato representa mais de 6.500 empresas de turismo no estado. O presidente da entidade é o empresário Eduardo Vampré do Nascimento, com mandato até 2014. |