Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit -

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Release | Turismo

Pesquisa nacional aponta aumento na movimentação de turistas na temporada verão 2012-2013

Compras no exterior e praias ensolaradas são os principais atrativos para o turista brasileiro

O Ipeturis - Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo, órgão de estudos de turismo fundado e mantido pelo Sindetur-SP – Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo, divulgou os dados de pesquisa nacional realizada em 24 Estados e Distrito Federal sobre os Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2012-2013.

O estudo mostra um aumento médio de 23,3% no número de viajantes, em relação à temporada 2011-2012, para 42,9% das 324 empresas de turismo consultadas entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

“O aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e sua disposição para gastar com viagens são os principais motivos para a maior movimentação de viajantes. Mas o câmbio - ainda - favorável às viagens internacionais e os preços baixos no Hemisfério Norte, também influenciaram este cenárioâ€, destaca o diretor do Ipeturis, Marciano Freire.

A pesquisa mostrou que houve um equilíbrio na importância entre os destinos nacionais e internacionais nas vendas da temporada, com leve preponderância dos destinos nacionais (52,8% do total).

Nas viagens nacionais, o Rio de Janeiro (16,0%), Fortaleza (12,6%), Salvador (9,3%) e Natal (8,6%) foram os destinos mais vendidos, prevalecendo a tradicional preferência dos turistas brasileiros no verão pelo sol e pela praia, que têm grande papel na seleção dos destinos mais comercializados.

Entre as viagens internacionais, os Estados Unidos é o grande destaque, e os destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros no país norte-americano foram: Estados Unidos em geral (9,9%), Miami (9,1%), Disney (8,1%) e Nova Iorque (7,1%).

Outro destino internacional de destaque é Buenos Aires, citado por 5,6% das empresas.

Nota-se que a possibilidade de compras é um grande motivador da seleção destes destinos internacionais por parte dos brasileiros.


Mais informações para a imprensa:
Karina Rodrigues
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8527
E-mail: redacao1@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br